Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 101

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

Setor de TI propõe ao Governo novas regras de tributação da folha de pagamento

Na última quinta-feira, 16/6, representantes da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) se reuniram com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Uma das pautas do encontro foi reforçar uma proposta de mudança na forma de cálculo dos impostos que incidem sobre a folha de pagamento das empresas do setor.

“Em vez do atual imposto de 20% sobre o valor da folha de pagamento – como contribuição para a Previdência Social –, a ideia é aplicar um percentual de 2,5% a 3% sobre o faturamento total das empresas”, explica Edmundo Oliveira, diretor de Marco Regulatório da Brasscom. “O custo [maior] que isso representaria para o Governo poderia ser compensado pela formalização do mercado”, acrescenta, ao apontar que a redução de impostos aumentaria a porcentagem de profissionais contratados de acordo com a  CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)…

Saiba por que 2011 é o ano da computação em nuvem

Embora o termo não seja recente e que os primeiros serviços a utilizarem a computação nas nuvens já tenham alguns anos, a tecnologia está em ebulição pelos quatro cantos da internet. Grandes empresas do ramo investem pesado em desenvolvimentos e a “cloud computing” quase sempre é o foco de suas conferências.

Descubra qual é o mistério por trás da computação nas nuvens e por que a tecnologia está prestes a dar um grande salto. Mesmo que você nem saiba exatamente a que ela se refere, logo ela fará parte do seu dia a dia…

Empresa abre 150 vagas para consultores SAP

A Firsteam, empresa fornecedora de soluções em TI, abriu 150 oportunidades, sendo 100 para trainees e 50 a consultores de nível pleno em SAP.

As vagas destinam-se às unidades da empresa em São Paulo, Araraquara e Belo Horizonte, em oito diferentes módulos: SAP FI (financeiro), SAP MM (administração de materiais), SAP SD (vendas e distribuição), SAP CO (controladoria), SAP PP (planejamento da produção), SAP PS/IM (projetos de vendas de produtos e investimentos), SAP PM (manutenção industrial) e SAP ABAP (Advanced Business Application Programming, linguagem de programação)…

Quatro motivos para não ter um tablet

Os tablets são o hit do momento. É difícil entrar em lojas de eletrônicos e não ser bombardeado com os modelos mais novos. Mas eles realmente são o que dizem ser? Ou Apple e seu popular iPad enganaram os consumidores e levaram seus concorrentes a uma corrida maluca para desenvolver os “rivais do iPad”?
Passei algum tempo com muitos dos mais famosos tablets do mercado, incluindo iPad, BlackBerry PlayBook, Samsung Galaxy Tab, Galaxy Tab 10.1 e o Xoom da Motorola. Com isso, cheguei a conclusão clara: a fama excede a realidade…

Microsoft lança ferramenta de desenvolvimento para Kinect

O Kinect, lançado no ano passado, é um conjunto de câmera e microfone que quando conectado ao console Xbox 360 permite que os usuários comandem jogos por gestos e voz.
O aparelho é visto por alguns como um precursor da computação do futuro e chamou imediatamente a atenção de hackers, que descobriram formas de fazê-lo funcionar em computadores comuns.
A princípio, a Microsoft foi hostil a tais esforços, mas ao lançar uma versão beta do pacote de desenvolvimento de software para o Kinect…

Pesquisa mostra que ritmo de contratação no Brasil continua acelerado

O ManpowerGroup divulgou nesta terça-feira, 14, os resultados para o terceiro trimestre de 2011 da Pesquisa de Expectativa de Emprego (Manpower Employment Outlook Survey), que revelam os planos de contratação de empregadores de 39 países e regiões. No Brasil, 41% dos empregadores esperam contratar no próximo trimestre, 4% preveem diminuição nas contratações e 53% antecipam nenhuma mudança. A Expectativa Líquida de Emprego no Brasil é de +37%.

O otimismo registrado para o terceiro trimestre está ligeiramente mais fraco entre os empregadores brasileiros, a perspectiva de emprego caiu 3 pontos percentuais, tanto em relação ao segundo trimestre de 2011 quanto ao terceiro trimestre do ano passado. Entretanto, o country manager da Manpower Brasil, Riccardo Barberis, não vê razões para preocupações com essa leve queda…

Falta de mão de obra adia instalação de empresa chinesa no Brasil

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou hoje (17) que a empresa chinesa Foxcoon adiou de julho para setembro o início de suas atividades no Brasil. Segundo Mercadante, problemas com o recrutamento de engenheiros e com obras viárias em Jundiaí (SP) acabaram atrasando o cronograma de instalação de uma fábrica da empresa no país.
A chegada da Foxconn ao Brasil foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff durante sua viagem à China, em abril. A unidade da empresa deve produzir telas para celulares de terceira geração e para os chamados tablets (computadores em forma de prancheta)…

Especial carreira: pratique e estude para se tornar um bom líder

A liderança pode ser nata. Algumas pessoas, por outro lado, desenvolvem essa característica ainda na infância. Mas assim como qualquer outra habilidade, também é possível desenvolvê-la. Para isso, dizem os especialistas, é preciso estudar e, claro, praticar. Estar atento ao próprio comportamento é um primeiro e importante passo.

Partindo-se da visão de que o líder não existe no vazio, mas apenas na relação com pessoas concretas em momentos definidos da história, quando suas ações e exemplos inspiram seguidores voluntários, a liderança pode ser desenvolvida, opina o consultor da Wisnet Consulting, Vinício Chechetto. “As pessoas têm diferentes potenciais de comunicação, persuasão, maneiras de lidar com fatos, pessoas, desafios. Estes potenciais podem ser trabalhados”, explica…

Artigo: procura-se mão de obra qualificada em TI

Quando se fala no setor de Tecnologia da Informação (TI), a busca por mão de obra especializada supera em muito o número de profissionais disponíveis. Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2009 pelo Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), em 2013 o Brasil terá um déficit de 200 mil profissionais deste setor. Infelizmente, o cenário projetado há dois anos parece estar se configurando.

Quem trabalha com TI, especialmente em cargos de gerência ou gestão de equipes, sabe que a escassez de profissionais qualificados é um problema crônico e cada vez mais complicado de ser resolvido. A economia vive ritmo de expansão, a demanda por tecnologia de informação é impulsionada, mas o mercado de trabalho em áreas técnicas não segue a mesma toada…

Entrevista de emprego: como falar sobre você mesmo

Antes de chegar à entrevista de emprego, o candidato se preparou para falar sobre aptidões e habilidades, sobre a área de atuação e sobre empresa onde pretende trabalhar. Quando o recrutador pede para que ele fale sobre ele mesmo, surge um grande branco.

Mais comum do que se pensa, falar sobre si mesmo é a dificuldade de boa parte dos candidatos à entrevista de emprego. Pensando nisso, Exame.com perguntou a alguns especialistas um guia prático do certo e o errado na hora de dizer ao recrutador “quem é você”…

‘Brasil terá política agressiva para produção de games’, diz Mercadante

A indústria de games no Brasil está na mira do governo Federal, segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Ele esteve reunido nesta sexta-feira (17) com Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para debater o fomento da inovação tecnológica nacional.

“Vamos fazer uma política bem agressiva em relação aos softwares de games. As empresas do setor já emprega meio milhão de trabalhadores. É uma indústria promissora, muito importante para o país e, principalmente, para a área de serviços aos jovens. Precisamos fomentar essa atividade, estimulando a produção de conteúdo nacional”, disse o ministro…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails