Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 100

Algumas das melhores notícias de TI da semana cuidadosamente selecionadas, que valem a pena ler…Que tal dar uma conferida?

Mulheres estão ultrapassando homens na adoção de novas tecnologias

É de senso comum acreditar que homens são mais ligados à tecnologia que mulheres, mas elas já estão ultrapassando o sexo masculino em algumas áreas. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de análise comScore, a diferença entre homens e mulheres dentro das redes sociais é mínima, inclusive no mundo dos jogos eletrônicos.

Especialistas afirmam que o crescimento na adoção de novas tecnologias por parte das mulheres não é tão surpreendente, já que a maior parte desses dispositivos e softwares estão ligados a redes de relacionamento. De acordo com eles, o crescimento se deu a partir do momento em que esses acessórios passaram a estar mais presentes no cotidiano das pessoas, e não pelo fato de ser um aparato tecnológico…

Como recrutar e contratar profissionais da geração do milênio

“Tal como as pessoas, as gerações têm personalidades diferentes e a geração do milênio já começou a marcar a sua: profissionais confiantes, de opinião, liberais, positivos e abertos à mudança”, aponta o relatório sobre o assunto publicado pela The Pew Charitable Trusts.

Composta por pessoas que iniciaram a sua vida profissional após o início de 2000, essa geração está hoje menos focada em ganhar dinheiro e mais em contribuir para o bem maior, preferencialmente em um posto de trabalho onde a tecnologia seja importante para o funcionamento da empresa e onde seja aceitável a utilização de sistemas de mensagens instantâneas e do Facebook…

Cloud: empresas no Brasil migram mais que no mundo

A Avanade, empresa fornecedora de serviços de tecnologia para empresas, anunciou nesta sexta-feira que os serviços na nuvem estão ficando cada vez mais comuns, especialmente no Brasil, segundo apontou a companhia. O país ficou acima da média de adoção da cloud computing nas empresas. Segundo a Avanade, que é uma joint venture entre a Microsoft e a Accenture, a adoção no Brasil chega a 59%, contra 43% de média mundial.

O estudo, que ouviu 573 companhias consideradas de grande porte em 18 países, diz que 81% das companhias brasileiras entrevistadas investirão em serviços na nuvem. Os serviços na nuvem por essas empresas mais utilizados são os de e-mail (69%), portais de colaboração como SharePoint (41%) e editores de texto como Google Docs (50%)…

Google Maps agora informa horários e atrasos de transporte público

O Google anunciou hoje que está implementando um novo serviço de informações de trânsito no seu serviço de mapas. Agora, em seis cidades do mundo, o Maps terá informações sobre os horários do ônibus, trens e metrôs e sua situação com relação a atrasos.
A empresa anunciou em seu blog oficial que o novo sistema foi implementado inicialmente em Boston, Portland, San Diego e San Francisco, nos Estados Unidos, e em Madri e Turim, na Espanha e na Itália, respectivamente. As novidades estarão disponíveis tanto para a versão desktop do Google Maps quanto para dispositivos móveis…

Ministro prevê internet popular ‘já no 2º semestre numa boa parte do país’

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta quinta-feira (9) que a oferta de internet a preços mais acessíveis, por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), deve estar disponível “já no 2º semestre” e “numa boa parte do país”.

Pelos acordos que estão sendo firmados, as empresas se comprometem a oferecer à população conexão de alta velocidade (1 megabit por segundo) a, no máximo, R$ 35 por mês.
“Nossa idéia é ter já no segundo semestre deste ano oferta numa boa parte do país”, disse Bernardo. “Eu digo que é em uma boa parte do país porque dificilmente vamos conseguir fazer no país inteiro a não ser talvez num prazo de dois anos, dois anos e meio. Mas a idéia é até o final do governo da presidente Dilma nós termos internet que eu chamo de popular em todo o Brasil”…

No Brasil, falta de profissionais eleva salários a níveis dos EUA

A carência de profissionais especializados em redes e infraestrutura de telecomunicações tem elevado expressivamente os salários dos especialistas nessas áreas no Brasil. Em muitos casos, esses salários se equiparam aos pagos aos profissionais nas mesmas funções nos Estados Unidos. A constatação é de Robert Ruiz, vice-presidente de vendas da HP Networking para a América Latina.

Na visão do executivo, embora faltem profissionais especializados em tecnologias de rede – switching, roteadores, storage, wireless – em todo o mundo, no Brasil essa escassez é maior. “No Brasil vemos uma grande disputa entre as empresas por esses profissionais e isso acaba elevando expressivamente os salários pagos a eles”, comenta…

Escritórios coletivos são opção para quem deseja trabalhar e fazer networking em SP

Eles são advogados, arquitetos, agrônomos, engenheiros e designers.  Não trabalham na mesma empresa, mas todos possuem uma característica em comum: compartilham o mesmo escritório. São, na maioria, profissionais autônomos, freelancers e pequenos empreendedores que atuam lado a lado num espaço coletivo. Esse é o conceito do coworking – escritórios compartilhados que oferecem serviços para profissionais que não têm ou não fazem questão de ter um lugar próprio para executar os seus trabalhos.

Com dois escritórios compartilhados funcionando em São Paulo – um em Pinheiros e outro nos Jardins – o Pto de Contato conta com 70 clientes ativos por mês nas duas unidades. Segundo Fernanda Trugilho, sócia-fundadora do escritório, cerca de 95% das pessoas que procuram o coworking tem ideias pra montar um projeto. Geralmente são pessoas sozinhas ou equipes muito pequenas que estão começando um negócio…

Como lidar com namorado ou cônjuge no ambiente de trabalho

Nomeada ministra da Casa Civil nesta semana, Gleise Hoffmann (PT-PR) terá o desafio de gerenciar o governo e trabalhar próxima ao marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
O caso de cônjuges que, como os ministros, convivem no mesmo ambiente de trabalho não é raro. Como as pessoas muitas vezes passam mais tempo no trabalho do que em casa, Exame.com perguntou a especialistas sugestões para administrar aquelas situações em que parentes próximos ou namorados dividem o mesmo escritório.

O relacionamento entre funcionários não é formalmente proibido, mas algumas companhias advertem sobre a prática nas normas de conduta da empresa…

No mundo do outsourcing, muitos profissionais optam por autonomia

Avaliando os resultados da pesquisa, observamos a prática de consultoria e constatamos um aumento agudo nas contratações “temporárias” – indivíduos trazidos para executar tarefas-chave. O termo, criado pela editora do Daily Beast, Tina Brown, em 2009, descreve o crescimento no número de profissionais autônomos que sobrevivem trabalhando em projetos como freelancers, dependendo apenas de seus contatos, redes sociais e ferramentas online para encontrar trabalho. A TI sempre tem especialistas para consultar, os gurus que vêm apagar os incêndios ou implantar sistemas complexos, mas vimos um aumento marcante no número de empresas confiando nesses consultores independentes e não nas grandes empresas de consultoria. 72% dos entrevistados usam esses trabalhadores “temporários”, e 45% deles disseram que é uma nova abordagem de suas empresas…

3D: conheça oportunidades para desenvolvedores

O presidente e CEO da Dassault Systèmes, Bernard Chàrles, recebeu a reportagem da IT Web durante sua visita no Brasil. Peça-chave da área da companhia focada no mercado 3D, que movimenta cerca de US$ 60 bilhões no mundo, o executivo explicou quais são as oportunidades para desenvolvedores neste mercado. Marcelo Lemos, diretor geral da companhia para América Latina, situou o Brasil neste contexto mundial.
Acompanhe trechos da entrevista com os dois executivos.
IT Web – E para os desenvolvedores de TI, quais as oportunidades no âmbito de software 3D?…

Como pedir demissão do jeito certo

Apesar da desaceleração, as oportunidades de trabalho continuam pipocando por aí. Quem cede à tentação – ou admite que seu ciclo dentro da empresa atual terminou – tem que se encher de coragem para enfim chegar até a sala do gestor e pedir demissão.
Mas é aí que reside boa parte dos perigos e escorregões profissionais. Naquela de jogar tudo para o alto, muita gente se esquece de que a vida dá, sim, algumas boas voltas. E, mais cedo ou mais tarde, você pode topar com seu superior, colegas de trabalho ou empresa ao longo da trajetória profissional. EXAME.com consultou especialistas em comportamento organizacional para checar qual a melhor maneira de se comportar na hora de pedir demissão – e nos dias que antecedem o adeus…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails