Seu Colega faz a mesma coisa mas Ganha Mais que Você na Empresa – O que fazer?

negociacao-salarial-carreira-emprego

Você descobre que seu salário está abaixo da média de seus colegas que desempenham a mesma função que você, além de terem perfis semelhantes ao seu… Como você se sentiria?

Injustiça!! é o que muita gente gritaria… Entendo que é uma situação no mínimo incômoda para todos os envolvidos, derrubando facilmente a moral, principalmente de quem está do lado menos remunerado. Embora você possa ser atacado por uma avalanche de sentimentos negativos como ira, revolta, frustração entre outros, é importante tentar esfriar a cabeça e não falar absolutamente nada a princípio, especialmente aos colegas que ganham mais e ao chefe, tudo para evitar que escape uma palavra mal colocada no calor da emoção e que possa gerar situações difíceis de remediar.

Entendo ainda que salário não deveria vazar na empresa, é um assunto tratado geralmente como confidencial mas vaza, infelizmente é assim. Não deveria vazar porque a questão é muito complexa, as pessoas, por mais parecidas que sejam na questão profissional e comportamental, ainda assim são diferentes, o que pode acabar afetando o valor da sua mão-de-obra. Por tudo isso e outras variáveis, fica difícil pagar a todos exatamente o mesmo salário e mais difícil ainda convencer quem ganha menos do porque da diferença.

Uma qualidade de OURO dos melhores negociadores: controle emocional

Portanto PARE…. A ideia é refletir sobre como abordar essa situação com seu chefe (sim, seu colega de trabalho não tem nada a ver com isso…). E acredite, a pior forma de começar uma conversa sobre aumento salarial com seu chefe é perguntando diretamente a ele POR QUE o colega ao lado tem o direito de ganhar mais do que você.

Geralmente existem mais coisas envolvidas na questão do aumento salarial ser dado somente a seu colega ao lado, existe uma percepção na cabeça do seu chefe de que ele merece aquilo e é isso que você precisa desvendar. Mas para isso, não descarregue suas frustrações dizendo-lhe “poucas e boas” mas contenha-se, respire fundo, deixe seu colega de fora de tudo isso e pergunte:

“Chefe, o que posso fazer para ser valorizado na empresa, para conseguir o salário X?”

Muitas vezes, até por desorganização e sobrecarga de trabalho, seu chefe pode acabar sendo reativo, ou seja, dá aumento no grito. Seu colega “gritou” num dado momento e recebeu. Talvez a única justificativa por ele não ter lhe dado o aumento salarial seja por você simplesmente… não ter pedido antes!!

Eu sei que as coisas não deveriam ser assim, concordo, mas… ou tomamos nós mesmos uma atitude, ou elas vão continuar assim por um longo tempo ainda…

Ok, você pede o aumento salarial e recebe, mas sempre fica aquela dorzinha lá no fundo.. “puxa, se eu tivesse sentado com ele(a) para discutir sobre meu aumento salarial antes, teria conseguido, quantos meses/anos perdi ganhando menos?!…” Por essas e outras é que temos que ser proativos na busca por reconhecimento também, não somente no trabalho que fazemos.

Mas talvez você não receba o aumento salarial logo de cara, mas seja rebatido com outra pergunta feita pelo
chefe: por que eu deveria lhe dar um aumento salarial?

Resposta errada: “O fulano X faz a mesma coisa que eu, tem a mesma experiência, então acho que mereço um salário igual.”

Em linhas gerais, a resposta certa deve ser baseada em RESULTADOS POSITIVOS, em argumentos e números que provam que você vale o quanto quer ganhar.

Você precisa entender o porque da diferença salarial entre vocês e o que poderia fazer para merecê-la caso seu chefe justifique e convença-o de que ainda não chegou seu momento.

O pior resultado de uma reunião de negociação salarial não é não conseguir o aumento desejado, mas não sair dela ao menos com um plano acordado entre as partes quanto ao que você poderá fazer entregar em termos de resultados para conquistar o desejado aumento.

Recomendo este outro artigo:  5 MOTIVOS PORQUE SEU COLEGA GANHA MAIS DO QUE VOCÊ AINDA QUE TENHAM A MESMA FUNÇÃO

Em suma, é preciso ter frieza, estratégia e visão para lidar com uma situação dessas, características essas que são muito comuns nos negociadores de sucesso. Se você acredita ainda não estar pronto para uma situação de negociação salarial como essas, não se preocupe, vou estar dando dicas importantes aqui no site, que vão preparando você, equipando-o com as ferramentas corretas para encarar essa experiência com naturalidade e claro, atingir seus objetivos!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Uma resposta

  1. Tatiana

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!