Mulheres, Sucesso e Carreira em Tecnologia:tudo a ver!

| 24 de julho de 2008 | Resposta

Porque será que ainda vemos tão poucas mulheres trabalhando na área de tecnologia? É impressionante quando olhamos uma sala de um curso de Ciência da computação, por exemplo, de aproximadamente 80 alunos e vemos que existem uma multidão de …5 mulheres! mesmo com o passar dos anos parece que o progresso não é tão rápido quanto se esperava em relação ao aumento do interesse das mulheres na área de TI, embora seja uma questão de tempo, como noticiado em Convergenciadigital.

Obviamente essa diferença entre homens e mulheres não é restrito a cargos e funções na área de Tecnologia, mas focaremos nossa análise nessa área, onde podemos destacar alguns motivos aparentes que justifiquem, embora erroneamente, essa diferença:

entrega na carreira de tecnologia

A área de TI exige uma entrega muito grande, isso significa sair muitas vezes tarde do expediente, trabalhar vários finais de semana. Some-se a isso a pressão que a mulher sofre de familiares, principalmente se for casada, sendo cobrada pela sociedade como a “administradora do lar” e principal responsável pela educação dos filhos, muitas vezes elas sucumbem à pressão.

Cultura machista na empresa

Quando uma mulher chega num departamento de TI, tradicionalmente populado por homens, ela passa a ser alvo de piadinhas, assédios, insinuações quanto a sua capacidade, questionada se realmente chegou com méritos à posição atual ou foi por meios excusos. Isto quando não chega a ter seu trabalho boicotado em alguns casos.

Cultura machista fora da empresa

A mulher chega em casa e a pressão recomeça, e vem de familiares, amigos, todos parecem “aconselhá-la” a desistir como que dando a entender que ela jamais chegará muito longe, afinal “ela é mulher, não nasceu pra isso..”

Personalidade Feminina

Várias pesquisas apontam para um perfil mais conservador da mulher, o que a faz pensar muito mais que o homem em numa tomada de decisão. Claro que isso não é um problema em si, mas como o homem arrisca mais por natureza, cria-se uma cultura de que esse perfil é o melhor para o dinamismo frenético da área de Tecnologia.

Menores salários comparados ao de homens na área de TI

Isso acaba desencorajando muitas mulheres ao pensar em iniciar uma carreira na área de TI, ainda mais pensando em todos os obstáculos acima e outros ainda não citados aqui. Veja a notícia no UOL sobre a pesquisa do IBGE.

 Como você pode ver, muitos são os obstáculos que se apresenta para uma mulher quando almeja ser bem sucedida na área de TI, mas isso não significa que o fracasso seja inevitável.Na verdade é aí que se conhece quem realmente nasceu pra coisa ou não. Essa imagem pré-concebida pode ser quebrada, tudo depende de você, mulher, de sua força de vontade e principalmente paixão pela área de Tecnologia.

Daremos continuidade em outro artigo quanto a dicas úteis às mulheres com relação a sua postura com o intuito de ajudar a quebra essa velha imagem, não perca!

E você? conhece alguém que sofreu grande preconceito no ambiente de trabalho na área de TI e se superou? compartilhe conosco!!

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Tags: ,

Categoria: Carreira

Sobre o autor ()

Deixe sua Resposta

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com