O anti-vírus da Microsoft: é o fim dos especialistas?

multitarefa

Novos tempos, realmente. A Microsoft, seguindo a trilha dos concorrentes em busca de generalização de seu portifólio e expansão de sua atuação no mercado, anuncia o anti-vírus com codenome Morro, que será gratuito. Atenderá todas as versões do Windows a partir do XP.

O primeiro ensaio da Microsoft com ferramentas voltadas à segurança foi feito com o Windows Removal Tool, velho conhecido de seus usuários. Oriundo do GIANT AntiSpyware, empresa comprada pela Microsoft em 2004. Porém essa ferramenta era (é) focada apenas na remoção de alguns vírus.

A Microsoft, aliás, que antes dependia exclusivamente de terceiros para garantir a segurança de seus SO’s, (que o diga o MCAfee, a Symantec entre outros bem conhecidos que já embolsaram milhões com essa história).

Lógico que isso não pode significar o fim dos produtos das grandes empresas do setor desenvolvidos para Windows, já que o core-business da Microsoft não são produtos desse nicho. Deve ser um produto bem mais direcionado ao usuário doméstico.

Isso confirma a tendência cada vez maior de diversificação de produtos pelas companhias, que sem medo de dar vexame mergulham na área de domínio de grandes players.

Mais ou menos o que ocorre conosco, profissionais da área de TI: temos que estar saindo, às vezes forçadamente por conta da redução de equipes, de nosso lugar comum de especialização e começar cada vez mais a explorar novas tecnologias em outras áreas da TI: o DBA conhece bem mais de segurança do que antigamente, o programador documenta, projeta, vende e assim por diante.

Veja o artigo: Profissional de TI Generalista ou Especialista? que complementa este assunto…

Tempos de grandes mudanças e somos obrigados a correr atrás, e não é questão de diferencial, mas de pura sobrevivência mesmo. E você, como está essa pressão por generalização no seu ambiente de trabalho?

O anúncio foi divulgado pela InformationWeek.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!