Mercado de TI e Salários da área: crescimento acima da média brasileira em 2012

O mercado de TI segue bombando para o próximo ano. Principalmente em São Paulo. Segundo estudo de BRASSCOM (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), a defasagem de profissionais atualmente é de 4 mil. Isto mesmo, 4 mil vagas sobrando, por ano. Isso sem contar os demais estados brasileiros. O estudo ainda conclui, perante o presente cenário, que serão precisos 78 mil profissionais em 2014, contra 33 mil concluirão os cursos.

Abaixo é apresentado a abrangência do estudo, segundo o UOL:

Foram analisados São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul no estudo, elaborado pela RCR Consultoria e Gestão Empresarial, a partir da análise de dados da movimentação do mercado de trabalho nas funções associadas a TI, a oferta de profissionais para esse segmento e a participação do mesmo nos setores econômicos.

Como consequência natural da escassez de profissionais qualificados, a média dos salários dos profissionais de TI, em comparação com a média salarial brasileira, é quase o dobro: R$ 2.950 contra R$ 1.499.

Outros estudos corporativos nos dão mais animo ainda para investir em nossas carreiras. A IBM do Brasil (através do site TIInside), por exemplo, segundo seu presidente, prevê um crescimento, somente para o setor de tecnologia da informação, de 6% em 2012, o que representa também quase o dobro do crescimento esperado para o PIB no mesmo período.

Se você segue se preparando, faz bem. Porque o próximo ano promete melhores condições de trabalho, melhores salários e benefícios, enfim, um poder de barganha ,para o profissional de TI, diferente do deste ano, simplesmente porque será maior.

Mas vale reforçar novamente como vez por outra fazemos por aqui: não se engane, alta demanda não significa desespero das empresas por preencher as vagas (pelo menos não, ainda…). Se tiverem que esperar para preencher as vagas, vão esperar.

Mais uma vez, então, prepare-se mais um pouco, para colher o melhor desse período de crescimento econômico singular pelo qual o Brasil está passando. Certo é que não durará para sempre.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Uma resposta

  1. Eduardo

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!