Como escolher a melhor empresa para trabalhar

Duvidas_melhor_empresaHá momentos em nossa vida em que somos escolhidos e em outros temos a oportunidade de escolher entre muitas opções. Isso é bastante verdadeiro com relação a nossa carreira profissional. E como é difícil escolher, não?

Quando temos o privilégio de escolher – o que normalmente não é um fato muito comum em se tratando de emprego – temos que agir com sabedoria e não como quem joga dados.

Buscar informações sobre a empresa ofertante da oportunidade é uma dessas atitudes sábias para não cair numa roubada ao trocar de emprego pelo simples fato de ganhar uma pequena porcentagem a mais em relação ao emprego anterior.

Especular sobre as perspectivas de crescimento na futura empresa  é importante, sem dúvida. Mas pergunte ao vendedor da concessionária de usados se o carro que você gostou é bom. Pois é,  pela avaliação dele deve ser um dos melhores do mundo….

Da mesma forma cuidado com as promessas de quem lhe oferece a vaga. Se ele gostou do seu perfil e principalmente está com a corda no pescoço por conta de algum projeto que depende da recolocação urgente de algum profisssional com suas qualificações, ele provavelmente vai prometer até o impossível para seduzí-lo.

Se há alguma coisa que você possa fazer para diminuir as chances de ser enganado, eu o aconselharia a…

  • Perguntar a colegas que trabalharam na empresa se gostaram do ambiente. Aproveite para questionar sobre cultura, gestão, políticas e procedimentos, benefícios e outros pontos de relevância.
  • Fazer buscas no LinkedIn sobre pessoas que passaram por lá. Você pode conseguir informações valiosas sobre a situação da empresa. Tem muita gente disposta a ajudar por lá, basta ter um pouco de ousadia para interagir.
  • Buscar na mídia, através do Google e outros buscadores sobre notícias quanto aos negócios de maior relevância realizados pela empresa. Essas informações lhe darão uma boa idéia da saúde da empresa.

Outra boa dica para você errar menos nesse processo delicado é fazer uso do guia lançado pela VocêS/A, das 150 melhores empresas para trabalhar. Os requisitos para essa rigorosa seleção abordou tópicos como estratégia e gestão, liderança, cidadania empresarial,  políticas e práticas, estratégias de RH e o que não poderia faltar, as notas dadas por funcionários.

E você, já se sentiu frustrado ao aceitar uma nova oportunidade em outra empresa ao encontrar uma situação diferente da que foi prometida? Comente!

Neste link você encontra uma análise da performance de empresas de tecnologia presentes no guia das melhores. A análise foi feita pela Info Abril.

Acesse o Guia das 150 melhores empresas para trabalhar.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Uma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!