Os Melhores Cursos de Computação (TI) do Brasil em 2016

O RUF (Ranking Universitário Folha) trata-se de uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, que busca classificar 195 instituições (entre centros universitários, faculdades e universidades) segundo os critérios abaixo, nesta ordem de importância:

1 – Pesquisa científica
2 – Qualidade do ensino
3 – Mercado de trabalho
4 – Inovação
5 – Internacionalização

São avaliados mais de 40 cursos de graduação escolhidos segundo os indicadores de ensino e mercado, o que torna essa tradicional publicação bastante relevante para a maioria do pessoal que busca ingressar nos estudos universitários.  Existe um peso para cada um desses critérios.

De todos os cursos listados, é claro que o curso de Computação é o nosso foco aqui. Porém, cabe lembrar que você pode traduzir o termo Computação no ranking como cursos relacionados a área de Computação (Análise de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, etc).

Como você já deve saber, variação é o que não falta para os títulos de cursos relacionados a área de TI, tudo graças a velocidade maluca com que as coisas mudam no mundo digital, exigindo rápida adaptação dos currículos e títulos dos cursos superiores como consequência.

Dentro dos critérios priorizados acima, vale destacar alguns dados que os tornam relevantes naquela ordem, segundo o site da RUF:

Pesquisa Científica
Quantidade de citações recebidas nos artigos científicos em 2014, Número de trabalhos científicos publicados em 2012/2013,
Publicações/docente em 2012/2013

Qualidade de Ensino
2.125 entrevistas realizadas pelo Datafolha em 2014, 2015 e 2016 com docentes qualificados como avaliadores do MEC. Esses
profissionais são ouvidos sobre as três melhores instituições do país nas áreas em que fazem avaliação

Mercado de Trabalho
5.975 entrevistas realizadas pelo Datafolha em 2014, 2015 e 2016 com profissionais do mercado (de empresas, hospitais,
consultórios, escolas e afins). Esses profissionais são ouvidos sobre as três melhores instituições nas áreas em que
contratam

Embora o mercado de trabalho esteja em terceiro, vale lembrar que seus números são um reflexo da qualidade dos alunos formados nas universidades que primam pela pesquisa científica e que possuem um corpo docente extremamente qualificado e de grande reputação no meio acadêmico.

Com a intensidade da crise no mercado de trabalho, as empresas acabam sendo mais exigentes nos perfis, fazendo com que o pessoal que se formou ou ainda estuda naquela escola de destaque corte a fila do emprego, deixando outros vindos de instituições menos conhecidas para trás. Claro que a medida que o profissional ganha experiência na sua profissão, menos o critério melhor universidade/melhor curso pesa.

Veja como é apresentado o ranking pela imagem abaixo. Note que é possivel filtrar por municipio, estado e ainda por tipo de instituição:

Acesse abaixo o site da RUF para você saber como a instituição de seu interesse está classificada, não somente no quesito geral, mas o que é mais importante, como a instituição está classificada com relação ao curso desejado. Siga o link Ranking de Cursos de Computação nas Instituições de Ensino Superior no Brasil em 2016 e mãos a obra!

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *