Média Salarial dos profissionais de TI em mais de 150 países

Muitas vezes pensamos em mudar de país, atraídos pelos euros e dólares e uma melhor qualidade de vida. A área de Tecnologia da Informação é certamente uma das áreas mais globalizadas do mundo, facilitando em muito a adaptação no exercício da profissão em outro país. Mas você já pensou em quanto é essa diferença de salário em termos absolutos? Como os profissionais de TI no Brasil se posicionam em relação aos demais? Você vai ver agora.

Pesquisa Global pela Certification Magazine 2008

Numa pesquisa com mais de 35.000 profissionais de TI em mais de 150 países tendo como referência todo o ano de 2008, realizada pela Certification Magazine nos traz alguns dados muito interessantes. Vejamos:

  • Em plena crise mundial, a média salarial dos profissionais de TI ainda teve um aumento considerável, de U$49,170 em 2007 para $58,520 em 2008, um adicional de quase U$10.000 anuais.
  • O número de profissionais não-certificados caiu de mais de 14% para 2.8%, e o número de profissionais com mais de 6 certificações deu um salto de 6% para quase 17%.
  • Quanto a percepção de valor agregado ao dinheiro investido em certificação, se realmente valeu a pena o investimento, os profissionais classificaram como:
  • 46 % =>excelente ou  muito bom
  • 27% => bom
  • 12,1% =>justo
  • 3,7% => não satisfatório

Cadê a mulherada?

No universo de profissionais pesquisados, mais de 90% são homens. Parece que pouca coisa mudou em relação a anos anteriores…O que será que está faltando para a área atrair mais mulheres? Qual sua opinião?

Veja agora a tabela de autoria da Certification Magazine sobre a média de salários dos profissionais de TI em vários países (média anual) e tire sua conclusão se era o que você realmente esperava:

 mediasalarialmundial

Curioso verificar que os Estados Unidos não lideram a lista dos maiores salários embora estejam sempre na vanguarda tecnológica. Veja que na sua frente estão ainda a Austrália, Dinamarca, Noruega e a Suiça. A Noruega, aliás, surpreende, com média de quase U$110.000,00!

Dá-lhe Brasil!

O Brasil dá um banho nos demais países da América do Sul, no México e até nos nossos irmãos portugueses. A média da Argentina, por exemplo, é a metade da nossa. Destaque negativo para os indianos com média anual de U$14.000. Como é possível eles prestarem um serviço de qualidade para países de 1º mundo com profissionais tão mal remunerados?

Ah tá, mas e quanto as especializações desses profissionais pesquisados?e as que rendem mais? Não poderia faltar uma relação assim dada a amplitude de funções que um profissional de TI pode exercer na área, não é?

 Veja agora quanto ficou a média salarial anual entre as diversas áreas de atuação:

 

especialidadesxsalarios 

E então, o que achou desses valores? Como sua especialização se encaixa nesta relação? Como esses dados em mãos é bom pensar bem se vale a pena sair do Brasil por causa de salário. Isso sem levarmos em conta o custo de vida de muitos desses países, o que também pode fazer uma grande diferença.

Veja mais informações dessa pesquisa, em inglês, na CertMag.com.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Trackback: Vinicius via Rec6 30 de abril de 2009
  2. Trackback: domelhor.net 30 de abril de 2009
  3. andre
  4. Jose
  5. Roberto