Média dos Salários dos profissionais de TI certificados em 2011

Qual o valor da certificação de TI para a profissão? O que mudou em relação a esse valor de um ano para cá? Essa é uma questão que importa para a grande maioria dos profissionais da área, e até preocupa muitos por não saberem se continuam investindo ou não após já estar trabalhando.

O dólar está baixo, o momento é bom para arriscar nas provas, mas precisamos saber mais, ter mais segurança, mais base de informações para investirmos nosso suado dinheirinho em (mais) uma certificação de TI.

Principalmente quando não solicitado pela empresa (que em geral acaba ajudando nos custos quando as requer), fica aquela sensação de que nosso esforço provavelmente não terá o retorno esperado, simplesmente pela falta de envolvimento da empresa. E não só financeiramente falando, é claro.

O trabalho realizado anualmente pela Microsoft através do site MCPMag é muito esclarecedor no sentido, fazendo com que você tenha mais segurança quanto a investir ou não em certificação na área de TI em sua carreira profissional. A versão 2011 do relatório de pesquisa já saiu e os links seguem abaixo. O material é todo em inglês, bem organizado e segmentado, mas para quem é da área, com um inglês técnico razoável deve ser virar tranquilo.

Não vejo por que as certificações, pelo menos a curto prazo, tenham seu valor diminuído para a carreira de um profissional de Tecnologia da Informação. As grandes empresas da área têm realizado um trabalho cada vez mais próximo das universidades e escolas em geral, atuando como verdadeiros parceiros, complementando a formação dos futuros profissionais e na especialização dos já atuantes no mercado.

Com a diferença menor entre o dólar e o real, fica um pouco mais fácil fazer a comparação entre os dados da pesquisa com a situação que vivemos aqui no Brasil. Aliás, tem muita gente de fora, profissinais de tecnologia, engenharia e outras especialidades, atraídos por bons salários oferecidos por aqui, lugar antes impensado para se viver para estrangeiros do primeiro mundo.

E você, como vê o valor da certificação profissional na sua carreira? Com base nesses relatórios, tire suas conclusões e deixe sua opinião, sempre importante, nos comentários.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails