MEC: O maior projeto de virtualização de desktops do mundo

A virtualização de desktops não é um conceito novo, mas o projeto já é comprovadamente o mais ousado e maior no gênero, no mundo todo . O governo brasileiro deu um passo importante para o avanço da educação, após o MEC, através do programa ProInfo, fechar um acordo com uma empresa canadense Userful e a brasileira ThinNetworks, onde será fornecido o serviço de virtualização de PC’s. É previsto mais de 356.800 mil máquinas virtuais para 5.560 municípios .

Como vai funcionar…

Um PC com Linux será o servidor de 10 estações virtuais. Essas estações serão compostas apenas de monitor, mouse e teclado, hardwares de responsabilidade da ThinNetworks. O suporte técnico, no acordo, fica com a Daruma, Itautec e Positivo.

ProInfo, segundo o MEC:

” O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).”

Economias…

  • 60% com custos do equipamentos
  • 80% de economia no consumo de energia
  • Sem custo com licenciamento do sistema operacional, já que usa Linux

Amigo da natureza

Segundo o gerente de marketing da Userful, esse projeto vai evitar a emissão de 170.000 toneladas de CO2 na natureza, anualmente, equivalente À retirada de 28.000 carros das ruas ou a plntação de 41.000 acres de árvores.

Custo…

  • de 69 dólares, podendo cair até 50 dólarestendo em vista o tamanho do negócio.

Bem, vamos torcer para que o programa seja cumprido à risca e realmente a população de alunos carentes no nosso Brasil saia da condição de analfabetismo digital. Se o país quiser oferecer mão de obra qualificada ao mundo, o caminho é esse.

Ah, sim, se você quiser fazer um teste, baixe a versão free da UserFul, para até 2 usuários.

Divulgação da ComputerWorld

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails