Mais uma parceria entre grande corporação de TI e universidades

A parceria entre grandes corporações de nível mundial do mundo de Tecnologia da Informação com universidades não é nada novo no Brasil, quem dirá nos países desenvolvidos.

Mas o importante é o aumento dessas parcerias para que os estudantes saiam mais sintonizados dos cursos de nível superior com o mercado de trabalho. Afinal, do que adianta ouvirmos aqui e ali que sobram milhares de vagas e tal, sendo que temos sempre notícias de gente formada e em formação na área de TI ainda desempregada porque não se encaixa no perfil técnico?

O problema do estático e burocrático currículo acadêmico dos cursos de Tecnologia da Informação é um problema comum e difícil de ser combatido, mesmo em países desenvolvidos, daí a importância de programas desse tipo.

Assim como a ORACLE, Microsoft, SAP, CISCO, entre outras, a EMC, a maior empresa fornecedora de plataforma de storages do mundo, não poderia ficar fora desse atraente forma de capacitação de mão de obra.

Será que sua faculdade não está lá?

Veja no site da EMC as universidades participantes de seu programa. No total já são 81 instituições brasileiras que oferecem cursos da Tecnologia da Informação inscritas

Segundo o site InformationWeek…

A ação foi baseada em pesquisas do instituto McKinsey Global que prevê que faltarão entre 140 mil e 190 mil desses profissionais em 2018 nos EUA. A demanda também é vista pela IDC que coloca a falta de profissionais capacitados para suprir o mercado na sétima posição no ranking de “Desafios do Armazenamento de Informações Digitais”.

O programa EMC Academic Alliance é oferecido gratuitamente para as universidades, desde que elas tenham o curso em TI reconhecido pelo MEC e ofereçam a primeira graduação (bacharel e/ou tecnólogo). Além da disciplina Armazenamento e Gerenciamento de Informações, a EMC também oferece outros três cursos gratuitos para alunos e professores: Cloud computing, Backup e Data Science.

O site ainda disponibiliza informações sobre certificação em TI nessa área, bastante promissora devido ao boom da Computação em Nuvem, Big Data e tecnologias correlatas.

Um mercado sem dúvida com grandes perspectivas, haja vista a informatização constante de dados de negócios em todo o tipo de atividade econômica no Brasil e no mundo. Algo que só tende a crescer.

 

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails