Leilão de empregos pela internet: quem dá menos?

Quem dá menos? você? está empregado! é, embora não pareça coisa de país de 1º mundo, é. Um site recém criado nos EUA tem chamado a atenção de muita gente pelo fato de destacar o valor pedido pelo candidato como prioridade de escolha para  que o este possa ser escolhido para executar determinado trabalho. O site é voltado para estudantes, que muitas vezes não pode assumir um trabalho por tempo integral, e recém formados. Segundo o Terra,

“Os empregadores anunciam vagas no site, dizendo o tipo de trabalho, o tempo de duração e os requisitos. Os candidatos podem fazer “ofertas”, informando suas qualificações e o salário desejado”.

O destaque vai para os menores salários pedidos pelos candidatos e que estão mais próximos do perfil exigido pela empresa.

Ok, você pode dizer que isso não é nada de mais, que é assim que funciona por aqui. O problema é que ninguém abre o jogo. Quando você faz parte de um processo seletivo e dá sua pretenção salarial, você acaba sendo descartado pela pretenção que apresentou. Lógico que muitas vezes você não aceitaria trabalhar por um valor menor que o pedido, mas às vezes não é assim. O selecionador conclui por si só que o valor que podem pagar, um pouco abaixo do que você solicitou, impede que você continue no processo pois acreditam que você trabalhará desmotivado, caso aceite. Resultado: você está fora, e sem saber o porque, já que a frase padrão “você não se encaixa no perfil” não diz nem ensina muita coisa ao candidato desclassificado.

Esse site tem uma filosofia interessante, pois joga aberto com os candidatos, ainda que essa necessidade seja mais uma consequência da crise que assola o país. Por aqui, o problema é mesmo a falta de transparência do empregador, já que escondem esse leilão interno, deixando os candidatos malucos.

Vai uma dica: não seja muito rígido em tempos de crise como esse, caso esteja à procura de um novo emprego. Apresente uma pretenção salarial somente se for solicitado. Mesmo assim, caso o faça, atente para o porte da empresa que detém a vaga e perceba que a faixa salarial oferecida, se for de médio ou pequeno porte, dificilmente vai chegar à media das grandes. Feito isso apresente sua proposta sob medida. Isso pode diminuir suas chances de rejeição.

E você? já foi descartado de um processo seletivo devido a um leilão de salários? deixe seu comentário!

Acesse o site JobaPhiles e veja como funciona. O serviço foi divulgado pelo Terra.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *