Certificação ITIL v3 agora em Português

A ITIL (Information Technology Infrastrutucre Library), o framework de melhores práticas de TI mais utilizado no mundo passou a ter mais uma empresa credenciada pela APMG-US aqui no Brasil. Após muita expectativa, agora é possível fazer o exame em português (na ITIL v2 já estava disponível). O curso já existia em muitos lugares em nosso idioma, embora seja complicado se preparar com todo o material em um idioma e fazer o exame em outro, mas há quem se arrisque.

Para se fazer o exame de ITIL Foundation, tanto a v2 como a v3, não há pré-requisitos, podendo até se preparar por conta própria. O exame exige um mínimo de 65% de acerto para aprovação.

As certificações em governança de TI estão muito valorizadas, devido ao amadurecimento do setor no Brasil, somando-se à defasagem de mão de obra qualificada. O Brasil, de olho na concorrência com a Índia e outros grandes centros mundiais de offshore, tem buscado aperfeiçamento de seus processos. E serviços com crivo de qualidade internacional passa por uma gestão altamente profissional e afinada com as melhores práticas em gestão de TI, reunidas na ITIL.

O preço, de 160 dólares, não é nada suave para os padrões brasileiros, ainda mais com o dólar nas nuvens. Mas que vale o esforço, certamente. Embora este exame, em termos práticos não signifique nada, vale o aprofundamento dos conceitos e também o cumprimento do pré-requisito para se candidatar ao próximo nível: o Pratictioner e o Manager, exigindo investimentos de até R$18000 entre treinamentos presenciais e exames.

A boa gestão da TI é uma grande ferramenta, inclusive na crise, pois ajuda a enxugar os custos, permitindo assim maximização dos recursos disponíveis.

Mas se você puder se preparar com o material em inglês, fazendo o exame em inglês, recomendo, pois com a internacionalização da TI no Brasil, o inglês está deixando de ser apenas critério de seleção e se tornando uma realidade no cotidiano do profissional de TI, ou seja, inglês agora e cada vez mais, é pra inglês ver, literalmente.

E você? pensa em fazer alguma especialização em governança de TI?

Divulgação da ConvergênciaDigital

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Vinicius
  2. Vinicius
  3. Vinicius
  4. Tiago Dálio
  5. Vinicius
  6. Tiago Dálio
  7. Vinicius
  8. Vinicius
  9. Fabio Meira de Castro
  10. Vinicius
  11. Greciani
  12. Vinicius
  13. Greciani
  14. Vinicius
  15. Andre
  16. Danilo Rodrigues
  17. Joaquim
  18. Tatiana Cardoso
  19. Vinicius
  20. Wagner
  21. Vinicius
  22. Larissa Santos
  23. Renato Guedes
  24. Vinicius
  25. Marcelo Farias Melo