Índice de qualidade para o ensino técnico e de TI é boa notícia

educacao_qualidade

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e 162 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) terão um motivo a mais para primarem pela qualidade do ensino que oferecem aos seus alunos. 

O Centro Paula Souza, órgão do governo estadual de São Paulo responsável pelas Etecs e Fatecs estará criando um índice de desempenho que premiará os professores com bonificações que podem chegar a 2,4 salários. Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico (Idetec) do Estado de São Paulo, como será chamado, tem como objetivo incentivar a melhoria da qualidade dessa modalidde de ensino em São Paulo.

A questão da premiação pela qualidade é um incentivo e tanto para a classe de educadores, tão desvalorizada que é ainda no Brasil. Mas claro que é possível fazer muito mais.

Que o exemplo de São Paulo possa ser um grande marco de mudança na mentalidade de governantes, ou melhor, na do povo, e que possa eleger pessoas mais comprometidas com o valor real da educação para o desenvolvimento de um país. 

 Veja os critérios que deverão ser atendidos para que recebam a bonificação, segundo o WNews..

  • Metade do desempenho será medida a partir de uma pesquisa de satisfação feita com todos os funcionários, professores e alunos.
  • A outra metade será mensurada por critérios como índice de produtividade (relação entre alunos que ingressam e alunos que efetivamente se formam) e empregabilidade um ano após a conclusão do curso, além de indicadores externos.

 A se ver pela lógica, essa iniciativa, que vai de encontro com a necessidade urgente de formação de mão de obra especializada, deve dar bom retorno. É mais uma peça importante do quebra-cabeça que vai se montando e assim poderemos ver claramente um cenário bem mais favorável ao desenvolvimento econômico, quando um dia não precisaremos de crise mundial para aparecer.

Somente esperamos que não pare por aí, outras ações que visam incentivar a formação de professoes, como apoio tecnológico e treinamentos de reciclagem, salários e bolsas mais atraentes entre outros benefícios possam ser postos em prática.

Quem sabe assim, ser professor passe a ser uma ambição, perseguida por grandes talentos no futuro…

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *