IBM modernizará o sistema de Imigração para os EUA

Seria o momento de tentar uma carreira na terra do Tio Sam neste momento delicado, de recessão econômica, por lá?

O governo norte-americano fechou um contrato com a IBM por cinco anos, no valor de 491 milhões de dólares, para modernizar o sistema de imigração, convertendo-o de papel para um sistema eletrônico. As autoridades estimam que há cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais no país.

Em números:

Número recorde de imigrantes ilegais deportados: aprox. 350.000
No ano passado, quase 1 milhão de pessoas foram naturalizadas, um recorde no mesmo período

A intenção do novo sistema…

As autoridades norte-americanas afirmaram que o processo de análise das solicitações de imigrações, que demoravam de 16 a 18 meses em 2004, caiu de 9 a 10 meses atualmente, além do backlog que caiu para 1,1 milhão comparado a 3,6 milhões solicitações. a idéia, com a informatização do sistema, é zerar o backlog, agilizando o processo, e também minimizar a ocorrência de fraudes por documentação ilegal.

Pressão por todos os lados

Por um lado, os americanos, preocupados que estão com o desemprego, que tem crescido a passos largos na economia americana , gerando cortes massivos nos mais variados setores da economia (em especial, área de Tecnologia e Financeira). Com o grande aumento da oferta de profissionais, é natural a queda nos salários…e também a opção por imigrantes pelas empresas, que são mais suscetíveis a salários mais baixos…apesar de viverem por lá, muitos desses imigrantes não estão muito preocupados em viver o sonho americano, contentando-se com menos, gerando assim revolta por parte dos americanos desempregados. Por outro, os imigrantes, irritados com a lentidão burocrática do sistema, milhares de pessoas, com condições de legalização, vêem seus processos emperrados.

Esperança renovada

Milhares de imigrantes votaram em Barack Obama, que colocou um fim no continuísmo de Bush ao derrotar MCCain, na esperança de que sejam aprovadas reformas no sistema de modo a facilitar a legalização e direito à cidadania norte-americana.

Imigrar agora?

De qualquer modo, viver nos EUA como imigrante, com a crise atual é um grande desafio, imigrar para lá parece ser viável se a compensação financeira compensar o sofrimento (se é que há uma compensação para o preconceito)…o que você acha? acredita que há espaço para os imigrantes no setor de tecnologia no momento? Acha que Barack Obama tem real interesse na causa dos imigrantes em meio a escassez de empregos para os próprios americanos?

(Este artigo faz referência ao artigo do Terra)

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Uma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *