Você estava esperando? Cobit agora também em Português!

cobit_certificacao_governanca 

Teremos agora o Cobit em português! O aclamado guia de boas práticas para gestão de TI, ferramenta essencial para quem pensa além da parte técnica, que está alinhado ao pensamento do mercado de que a TI deve responder ativamente às necessidades de negócio das organizações e ao mesmo tempo melhorar o nível de controle de seus processos.

Segundo Informação da Computerworld, os profissionais de tecnologia da informação e gestores em geral envolvidos com projetos de segurança e governança em TI passam a contar com uma versão em português dos princípios de Control Objectives for Information and related Technology (Cobit) 4.01. O modelo de boas práticas para alinhamento da TI aos negócios foi traduzido pela Information Systems Audit and Control Association (Isaca) e será apresentado ao mercado no próximo dia 15/12.

O Cobit traz conhecimentos importantes que auxiliam na auditoria de processos de TI, que utilizado com em conjunto com outro famoso guia de boas prátcas, como o ITIL, possibilita grandes ganhos para as empresas. São processos testados e aprovados, amplamente utilizados em milhares de empresas ao redor do mundo.

Penso que Cobit e ITIL deveriam ser passos naturais que qualquer profissional de TI que pensa em evoluir na carreira. Ainda tenho que ouvir de empresas que esse nível de conhecimento é somente necessário aos níveis de gestão, justificando sua falta de apoio na concessão de auxílio para esses cursos. Ah, se fosse um curso essencialmente técnico… aí pode!

Considero um grande erro, já que esses conceitos podem ser aplicados aos processos técnicos em tempo de design, sendo caros suas adequações quando o projeto já está pronto, ou ainda moroso e improdutivo quando tem que depender de apoio dos gestores, que geralmente não têm tempo suficiente de se debruçar num determinado projeto durante seu desenvolvimento.

Mas vai entender a visão desses RH’s… O negócio é se virar por conta mesmo, na maioria das vezes. 

Ainda assim, caso queira fazer o download da versão do Cobit em inglês, acesse o link da ISACA agora, ou aguarde a disponibilização da versão em português. Eu particularmente aconselho estudar na versão em inglês, ou ainda nas duas, poisé uma grande ajuda na compreensão dos termos em ambos os idiomas. Uma forma simples de expandir um pouco mais seu inglês técnico.

E você? Conhece Cobit e ITIL? Já tem aplicado conceitos desses frameworks no seu dia-a-dia na empresa?

A Computerworld divulgou a notícia através deste link.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Uma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *