Google Maps Street View: tecnologia que pode salvar vidas

Você conhece o Google Maps Street View? ainda não? é mais uma sensacional ferramenta desenvolvida pela inovadora Google que permite visualização panorâmica de 360º na horizontal e 290º na vertical, navegando pelas ruas e traçando rotas como se você estivesse fisicamente naquele lugar..

A utilidade dessa ferramenta é evidente, mas um fato curioso mostra como a tecnologia pode ser útil também em termos de segurança pública:

Nos Estados Unidos, uma criança de 9 anos, raptada, foi encontrada com o auxilio dessa poderosa ferramenta, em segurança, num hotel. Segundo informações, a avó da menina a teria supostamente raptada para levá-la à sua mãe biológica em Louisiana. Após conversas por telefone com a menina e sua avó, as coordenadas de GPS foram capturadas. Para visualização do local, um hotel, foi utilizado o Google Maps Street View, permitindo assim passar mais informações à polícia local, que por fim encontrou a menina. Embora a investigação não pare por aí, pois a mãe biológica teria acusado os tutores de sua filha de envolvimento com drogas, o que colocaria em dúvida se a ajuda da ferramenta do Google, tenha realmente salvo a menina ou colocado-a novamente em apuros…bom, aí é um outro problema.

Mas fica para nós a impressionante utilidade dessa ferramenta, que segundo o Google, deve abranger o mundo todo no futuro (sim, o mundo parece muita coisa, mas para um alvo desses não foi colocado um prazo, atitude bastante racional!).

Veja essa apresentação divertida e bastante didática (embora em inglês) de um exemplo de visualização realista através do Google Maps Street View:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=91wuBqlny50]

De que adianta tanta tecnologia sendo lançada se muitas vezes absorvemos tão pouco de seus recursos e formas de utilização? mais do que diminuição de custos (muita coisa boa e de graça por aí), pode até salvar vidas! Ah sim, tem ainda a questão da polêmica invação de privacidade, mas isso é assunto para um outro artigo…

E você, costuma procurar conhecer mais as ferramentas à sua disposição? investe um pouco de tempo em explorá-las? Pense nisso, ainda mais nesse momento de crise, onde investimentos, quando não empregos, são cortados com mais frequência.

Este artigo faz referência à InformationWeek (em inglês)

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. marivaldo
  2. valeria