Google cria seu programa de certificação para profissionais de TI

Bem, estava demorando… O Google, seguindo uma tendência natural da maioria das empresas que criam tecnologias, lançou seu programa de certificação para profissionais de TI. É o Google Apps Certification Program, dará certificados àqueles que comprovarem suas habilidades em áreas como desenvolvimento de software, suporte técnico e vendas, conforme informado pelo IDGNow. O processo se iniciou dia 23/02/2011. A única dificuldade no momento é que toda a avaliação será em inglês, porém deverá ser disponibilizado em outros idiomas com o tempo.

Veja mais detalhes do processo de certificação abaixo:

Os candidatos a receberem o certificado, em geral, precisam ter, pelo menos, alguns anos de experiência em TI, além de conhecerem bem o Google Apps, a partir do estudo e de seminários.

Os parceiros que queiram que seus funcionários façam as provas de habilitação terão que comprar uma webcam da Google, por 45 dólares, e pagar 100 dólares por teste. A prova consiste em questões de múltipla escolha – funcionários da Google usarão a câmera para impedir trapaças – e não duram mais que algumas horas. O resultado é enviado tão logo o exame seja finalizado. Quem passar, ganha o diploma; quem for reprovado, recebe uma resposta detalhando o que precisa ser estudado.

O certificado garante que o funcionário está apto a trabalhar com todas as versões do Google Apps: Business (Negócios), Education (Educação), Government (Governo) e o modelo padrão. Ele, porém, terá de comparecer a um número mínimo de seminários – transmitidos pela Internet – e fazer um novo teste do ano, a fim de renovar seu documento.

Mais que apenas um título, a certificação serve como um quesito a mais em favor do candidato a uma vaga de emprego, diferenciando-o, uma vez que conhecimentos essenciais para a função desejada são validados com a apresentação do canudo. É isto aí, enquanto as universidades sofrem para acompanhar as mudanças do mercado de TI na formação do novo contingente de profissionais do futuro, as empresas vão dando seus pulos, e a certificação é inevitável para separar (ou pelo menos ajudar nesse processo) técnicos de técnicos, analistas de analistas. 

Na página de dúvidas (FAQ) do Google Certification Program você poderá ver informações mais detalhadas sobre experiência do candidato, materiais de estudos e muito mais.

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. pedro josé santos