O que aprender com o gênio da computação de 9 anos de idade?

A notícia sobre o garoto de 9 anos, Lim Ding Wen, de Cingapura, que é considerado um gênio da computação tão cedo, rodou mundo afora. Também pudera. Com essa idade ter no currículo (já tem um currículo??) o desenvolvimento de uma aplicação para o iPhone  que permite aos usuários desenhar usando os dedos na tela do celular e depois apagar os desenhos simplesmente chacoalhando o aparelho, chamada de Doodle Kids, e já nas mãos de mais de 27 mil usuários no mundo inteiro, não é uma tarefa para muitos, muito menos ainda quando se reduz esse mundo ao mundo infantil.

Mais um pouco do currículo do garoto: Some-se a isso a habilidade já aquirida em 6 linguagens de programação e aproximadamente 20 projetos concluídos.

Segundo as afirmações do pai do garoto, Lim Thye Chean, que é diretor de tecnologia de uma empresa na região, parece que ele não fez mágica alguma. Controla a rotina do filho quanto à utilização do computador para brincar, tendo que priorizar os estudos.

Mas onde está o segredo então? Seria este menino um super-dotado?

A resposta do menino parece dar a melhor pista para um desenvolvimento tão rápido para sua idade: quando perguntado o por que de programar, veja a resposta:

“Programação é fácil, eu só tenho um interesse natural nisso”, disse o rapaz à Reuters. “É divertido.”

A facilidade que ele tem com lógica de programação, sua criatividade, aliado a outro fator não menos importante na minha opinião: diversão. Quando se faz algo que se acha divertido, tem-se mais possibilidade de atingir o objetivo, afinal você irá se dedicar o tempo que precisar para alcançá-lo. Quem já não ficou à frente do video-game com o jogo que mais gosta e gastou horas e horas, sem perceber, até chegar ao objetivo e satisfação de fechá-lo?

Se conseguíssemos levar essa diversão, aliada à vocação, ao nosso trabalho…talvez essa seja a questão mais difícil nessa estória: como fazer isso? O que você pensa sobre isso?

Agora uma curiosidade: no ano passado ele foi apenas o décimo em sua classe, na escola. Mais um detalhe que nos deixa intrigado e quebra aquele velho conceito de que o sucesso está atrelado somente aos primeiros da turma…

Notícia da Reuters, divulgada pelo Yahoo!.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

7 Comentários

  1. ChErNoByL
  2. Vinicius
  3. Vinicius
  4. Ricardo
  5. Vinicius
  6. Juliano

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *