A prioridade dos CIOs em 2010 para direcionar sua carreira profissional

carreira_tendencias_tecnologia

Onde investir neste ano? Que curso fazer? O que estudar e como direcionar nossos esforços de aperfeiçoamento profissional? Tudo isso é muito difícil de ser feito de forma mais confiável perguntando apenas para um ou outro colega mais experiente, até porque a visão de um e outro deve estar limitada ao ramo de atuação onde trabalha, tempo de experiência e muitos outros fatores. O ideal seria ter acesso a pessoas com poder de decisão, de preferência não apenas uma…difícil, não? 

Agora, e se você tivesse acesso a opinião de milhares de CIOs, aqueles que realmente decidem como, quando e onde serão realizados os investimentos dentro da TI de forma rápida e fácil? 

Uma pesquisa bastante abrangente, feita pelo respeitado instituto Gartner, chegou nesse objetivo ao revelar os dados da pesquisa realizada com nada menos que 1600 CIOs. Ainda de acordo com o instituto, o estudo é composto de respostas de 1586 diretores de tecnologias dos setores corporativo e público, de 41 países, que, juntos, representam gastos de mais de US$ 126 bilhões. Foi realizada de setembro a dezembro de 2009.

Confira o ranking das dez tecnologias prioritárias para 2010 e na sequência as dez prioridades de negócios, divulgada pela InformationWeek:

1. Virtualização
2. Cloud computing
3. Web 2.0
4. Networking, voz e comunicação de dados
5. Business Intelligence
6. Tecnologias móveis
7. Gerenciamento e storage de dados/documentos
8. Aplicações e arquiteturas orientadas às aplicações
9. Tecnologias de segurança
10. Gerenciamento de TI

1. Aprimoramento dos processos de negócio
2. Redução dos custos da empresa
3. Aumento do uso da informação/analítica
4. Melhorar a eficácia da força de trabalho das empresas
5. Atrair e reter novos clientes
6. Gerenciar iniciativas de mudanças
7. Criar novos produtos ou serviços (inovação)
8. Mirar clientes e mercados de forma mais eficaz
9. Consolidar as operações da empresa
10. Expandir relacionamentos com clientes atuais

Esta relação pode inspirar suas decisões na carreira pelo menos para o ano corrente, ou até trazer novas idéias e rumos. Informação quente é tudo de que precisamos para tomar ainda que pequenas decisões no desenvolvimento da carreira, mas que podem ser crucial, nos deixar preparados para grandes oportunidades que costumam aparecer quando não nos sentimos preparados.

Porém tenha muito cuidado com modismos, e tente alinhar a sua carreira às demandas do mercado sem contudo ficar fazendo mudanças muito bruscas todo ano por conta de necessidades pontuais do mercado, tendo às vezes que começar sua carreira do zero. O tempo não volta atrás. O ideal é agregar à carreira já em construção, a menos que esteja infeliz na profissão.

A nova habilidade a ser desenvolvida pode ser a “cereja do bolo” que faltava, o que apenas aparentemente é um enfeite, mas crucial para muitas decisões de contratações. E então, como vê essa lista? Tem visto muitos ítens se confirmando no seu ambiente de trabalho? 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails