Este é um dos Maiores Motivos Porque Seu Currículo é Ignorado pelos Recrutadores – Veja Como corrigí-lo

Ok, você recebeu aquela ligação ou contato do recrutador pedindo para que envie seu currículo atualizado para uma vaga que acreditam estar de acordo com seu perfil.

Você, todo animado com a oportunidade, faz uma busca nos seus documentos pela versão mais atualizada do seu documento, dá uma olhada rápida nele e corre para anexá-lo no email para enviá-lo. Mas eis que você faz tudo isso o mais rápido que pode e então começa esperar ansiosamente por um feedback.

Passa-se o tempo e NADA. Ou quando recebe, vem aquela mensagem que ninguém gosta de ouvir: seu currículo não atende ao perfil da vaga e será arquivado para futuras oportunidades.

Um dos grandes motivos porque isso ocorre é devido a FALTA DE CUSTOMIZAÇÃO do currículo. Saiba que um currículo genérico é um dos maiores motivos de descarte pelos recrutadores. Muitos candidatos, na pressa de responderem logo, acabam comentendo esse erro, porém, do outro lado, não precisará de muito tempo para a recrutadora perceber que seu currículo pode ter a ver com muita vaga em outras empresas por aí, MENOS com a que ela vaga específica em que ela está trabalhando.

Um currículo customizado e que chama a atenção da recrutadora é aquele talhado de acordo com as necessidades daquela vaga específica e está atrelado as necessidades de três públicos-alvo:

  1. O recrutador:

Esse profissional, ao entrar em contato com você, vai apresentar suas credenciais. Neste momento, você terá dados suficientes para poder pesquisar sobre ele ou ela na internet e nas redes sociais (incluindo, principalmente o LinkedIn) em busca de informações mais detalhadas sobre seu perfil profissional, hobbies e outros interesses fora do mundo corporativo. E para que isso?

Com essas informações em mãos, você terá como fazer uma aproximação mais adequada, o que vai ajudá-lo a conquistar o carisma daquele profissional.

  1. A empresa:

Toda empresa tem sua identidade, valores, cultura, que a torna única. Geralmente, você pode encontrar no site da empresa todas as informações relacionadas a sua cultura.

Mas não se limite ao que a empresa fala de si mesmo. Recomendo fortemente que você faça uma busca na internet pelo nome da empresa para saber o que estão falando dela na mídia afora, em fóruns, blogs, sites de reclamações, etc.

Além de ajudar a lhe prevenir de cair em roubadas, você terá um melhor entendimento dos produtos, mercados e mesmo as dificuldades que a empresa vem passando no momento, podendo então alinhar essas necessidades com o seu currículo.

  1. Funcionários que trabalham ou trabalharam na posição semelhante a que você está se candidatando:

Alguns sites corporativos chegam mesmo a detalhar nomes de líderes e mesmo equipes inteiras, mas se não for o caso, você deverá encontrar muitos dos profissionais que trabalham ou trabalharam naquela empresa através do LinkedIn.

O próximo passo, depois de encontrá-las, é estudar seus perfis na tentativa de mapear as qualidades técnicas e comportamentais, fazendo uma relação delas com o seu próprio perfil.

Se algumas daquelas pessoas já saíram da empresa, pode ficar mais fácil uma tentativa de contato através do LinkedIn para perguntar como era trabalhar lá, qual o tipo de perfil requerido, etc.

Você vai se surpreender como algumas pessoas são abertas e amigáveis, dispostas a ajudar se simplesmente forem solicitadas com tato e profissionalismo. Munido das novas informações coletadas, você poderá customizar o linguajar do seu currículo de modo que o recrutador veja em você uma pessoa que caiu como uma luva para a posição.

É você gerando sua sorte através de uma estratégia precisa e eficaz de networking focado na busca de empregos 🙂 .

Então, já fez esses ajustes necessários? Calma, não envie o currículo ainda! tem mais algumas coisas essenciais para você ajustar e que pode ser feito em algumas horas:

Clique aqui para aprender como Fazer Seu Currículo: CheckList Grátis com 60 Ajustes Rápidos no CV

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails