Faça auto-promoção sadia na maior rede social de profissionais do mundo

O LinkedIn é inegavelmente a maior e melhor rede social para os profissionais que desejam se relacionar profissionalmente. A famosa rede social atingiu um crescimento de 429% entre 2009 e 2010, e o Brasil é o mercado onde o crescimento da rede é maior em todo o mundo (informações do IDGNow).

Enfim, a rede social caiu definitivamente no gosto dos profissionais em todo o país. Porém, para que essa grande visibilidade da ferramenta seja realmente útil para sua carreira, é importante fazer uso e abuso das dicas de especialistas para tirar o melhor da rede em prol da própria imagem, para auto-promoção e com isso conseguir reconhecimento (financeiro, entre outros) de seus superiores.

Para lhe ajudar nessa questão, divulgamos  as 3 dicas publicadas pelo site CIO, para você movimentar seu perfil no LinkedIn no intuito de divulgar seu trabalho e assim aumentar as chances para conquistar aquela promoção no seu trabalho, que tanto tem esperado. Veja:

Mire os holofotes para novos conhecimentos
Impressione seu gerente, adquirindo conhecimentos que vão além de seu papel atual. Verifique se o seu perfil no LinkedIn está completo, com todas as habilidades que absorveu. Expandir seus horizontes é louvável e chama a atenção de seus superiores. Se sua empresa subsidia de alguma forma programas de estudos, tire proveito disso. Se você tem certificados ou retornou aos estudos para conquistar um cargo melhor, não deixe de citá-los em seu perfil e durante a avaliação com seu superior.

Conecte-se a quem se encontra em níveis superiores
O LinkedIn Advanced People Search identifica profissionais que tenham o cargo ao qual você deseja ser promovido. Buscar mentores e colegas é uma forma de se preparar para a promoção de 2011. Você pode construir uma sólida relação, que poderá lhe render bons conselhos quando necessários.

Destaque o bom trabalho realizado
Comente com seu gestor as suas realizações. Mesmo que elas sejam excelentes, podem ter sido esquecidas. Documente os marcos na sua carreira solicitando recomendações no LinkedIn. Se um cliente, por exemplo, envia um e-mail agradecendo pelo evento maravilhoso que você viabilizou em tempo recorde, gentilmente sugira que ele lhe recomende (caso se sinta confortável fazendo isso) e também encaminhe o elogio ao seu superior, para que ele fique ciente do bom trabalho realizado.

Devemos tomar cuidados com duas atitudes extremas e igualmente prejudiciais à carreira enquanto aplicamos essas sugestões:

Para quem divulga demais: Cuidado com a divulgação de informações confidenciais ao divulgar seus resultados profissionais. O tiro pode sair pela culatra e você pode sofrer consequências negativas, dependendo da informação vazada.

Para quem pouco (ou nada) divulga: infelizmente nem sempre os resultados falam por si. Não espere que seus superiores descubram que você tem realizado um bom trabalho, mas faça com que saibam disso!

É isso aí, aja com o maior profissionalismo possível, e você poderá colher bons resultados dessa poderosa ferramenta. É um currículo vivo, sendo construído dia-a-dia, que será uma de suas maiores armas em futuras movimentações na carreira, pode acreditar.

E você, tem sentido o reflexo de sua exposição (ou falta dela) em redes sociais como o LinkedIn?

As 3 dicas foram extraídas do site CIO.

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