Global Knowledge: As 10 especializações em TI com maior demanda em 2010

carreira_tecnologia_virtualizacao

Todo ano vemos pesquisas feitas por especialistas em toda parte do mundo, com foco nas especializações mais demandas nas empresas. É importante estarmos ligados e entender o sentimento do mercado em relação as maiores carências de mão de obra.

Tudo porque com esse tipo de conhecimento, temos mais confiança em direcionar nossas especializações ao longo da carreira. Investimentos em cursos, certificações, livros especializados (muitos deles importados), tudo isso custa muito para o nosso bolso, e quanto mais informações tivermos, e que nos dê bases mais seguras para nossas decisões, melhor.

A Global Knowledge, líder mundial em treinamentos em TI e habilidades de negócios e presente em vários países, após pesquisas em muitas organizações, chegou a uma lista das profissões de maior demanda nas empresas hoje. Vale a pena conferir:

  1. Gerente de Projetos
  2. Segurança
  3. Administração de Redes
  4. Virtualização – Cloud Computing
  5. Analista de Negócios
  6. Analista de Melhoria de Processos
  7. Deenvolvedor Web
  8. Administrador de Banco de Dados
  9. Administração com Windows
  10. Suporte a Desktops 

Virtualização continua crescendo em demanda no mercado, a se verificar por sua presença na lista, o que também é confirmado pelo artigo da INFO. E não é para menos, já que as vantagens das tecnologias de virtualização são muitas passando por custos, praticidade, flexibilidade e sustentabilidade e por aí vai.

Abaixo há algumas dicas quanto a certificações, retiradas do artigo da INFO:

 Os cursos de virtualização são frequentados principalmente por profissionais com ensino superior completo, a maioria já atuante na área de tecnologia, diz Carlos Bokor, gerente regional de serviços da Red Hat Brasil. Segundo ele, a demanda por capacitação em tecnologias de virtualização cresceu 200% em 2009 em relação ao ano anterior. Em média, a Red Hat tem de duas a quatro turmas de virtualização mensalmente. E esse número deve dobrar ao longo deste ano.
O consultor de implementação da HP André Eduardo da Silva, de 36 anos, afirma que o mercado quer um profissional certificado em Red Hat, Citrix, VMware e Microsoft. “Não basta ser especialista num só produto”, diz. Formado em ciência da computação, Silva concluiu recentemente o curso da Red Hat, que dura quatro dias, com carga de 32 horas, a um preço médio de 3 000 reais. A prova é prática, conta Silva. “O laboratório permite que a gente crie o ambiente real de virtualização”, diz.’

Porém, vá com calma: reavalie seus investimentos em sua carreira. Isto não significa que a toda pesquisa que aparece em relação a esse assunto tenha obrigatoriamente que fazê-lo rever seu plano de carreira, porém é importante entender as nuances, analisar o mercado a fim de compreender até que ponto há consistência nos resultados das pesquisas apresentados.

Certamente que virtualização deve continuar muito tempo ainda na crista da onda, o que dá mais segurança para quem vai investir na carreira para colher num prazo maior. Se lhe interessa este assunto, faça uma análise da profissão que mais se encaixa no seu perfil ou atividade que já executa na empresa e pense em como pode maximizar seus esforços (mentais, financeiros…) para se destacar no mercado. E não se esqueça de fazer uma auto-avaliação periódica sobre como está se saindo.

Acesse a pesquisa completa da Global Knowledge (em inglês) e veja mais detalhes sobre a classificação das profissões mais demandadas. Acesse também o artigo da INFO para saber mais sobre a demanda por profissionais na área de Virtualização.

E você, o que achou desta lista? Concorda com o que foi apresentado? Vê comportamento diferente na região em que você trabalha? Dê sua opinião!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails