Empregos: Veja Como o Networking Coloca Você no Atendimento Preferencial

Comparo o mercado de trabalho como um atendimento de pronto-socorro no hospital:

A última vez que fui no hospital, percebi que nunca chegava a minha vez. Quando era pra ser, ficava no quase. Outros que chegavam depois de mim iam me passando…e eu ficando.

Era por causa do atendimento preferencial para idosos, crianças de uma certa idade, mulheres grávidas, etc. Tinham prioridade, ainda que tinham chegado depois de mim, enquanto eu ficava lá, mofando, e quando via o relógio, as horas voavam, assim como minha ansiedade e estresse aumentavam.

No mercado de trabalho, de forma análoga, tem aquele que tem atendimento preferencial (networking) e o que não tem (o que só dispara CVs).

Muita gente ainda continua com a mania de enviar currículos para tudo quanto é canto sem se preocupar em fazer networking. Então percebem que não está funcionando, o que fazem?

Continuam enviando currículo sem fazer networking e desta vez, passam a reclamar… ou seja, nada muda, além de se tornarem mais amargas e negativas com o tempo.

Enquanto isso, vai chegando gente preferencial, do networking, que vai passando na frente enquanto esses candidatos comuns só olham e lamentam a falta de sorte.

Talvez o ticket preferencial seria menos importante num mercado de trabalho abundante em oportunidades de emprego, assim como num hospital de urgência com muitos médicos disponíveis, mas isso está LONGE de acontecer. Tanto no mercado de trabalho, quanto num setor de pronto socorro de um hospital.

Pelo contrário, estamos num mercado (pelo menos o brasileiro) onde os compradores (os empregadores) dão as cartas e os vendedores (candidatos) que se rebolem para tirar seus coelhos da cartola para provar porque são melhores que a enorme concorrência – isso se ainda tiverem chances de se apresentar para mostrar seus truques.

Portanto, não espere por essa bonança e fartura de empregos no mercado de trabalho tão cedo… Ao invés disso, tome as rédeas do seu futuro profissional e construa sua rede de networking. O LinkedIn é a sua melhor ferramenta para esse propósito.

Não faça como a maioria, que ainda vê o LinkedIn como mais um balcão de anúncios de empregos. Os que o vêem assim e ignoram o networking são os que vivem reclamando que o LinkedIn não funciona.

Se você utilizar todo o potencial que o LinkedIn oferece para se conectar com pessoas e empresas relevantes para o seu sucesso profissional, garanto a você que colherá muitas coisas boas, não só em termos de oportunidades profissionais mas na construção de grandes amizades que podem estrapolar os limites profissionais, por que não?

Mas não se engane, fazer networking dá trabalho e leva tempo, não existem atalhos – e é por isso que poucos investem nisso.

É um trabalho que exige constância, dedicação, muito estudo e conhecimento da sua área para poder interagir na rede de forma a agregar valor na vida das pessoas que aceitaram fazer parte de sua rede.

Você vai ouvir muitos NÃOS ao ser ignorado por muita gente nas suas interações na rede, mas muitos outros dirão SIM de bom grado e esses você deve valorizar e respeitar, pois é um voto de confiança. O legal é que a medida em que o tempo passa, você vai ganhando pontos no seu status na rede, sendo cada vez mais percebido e aos poucos começando a conquistar seu tícket preferencial.

Com esse tícket, você vai muito além de simplesmente passar na frente na concorrência pelas vagas de emprego. As empresas verão você com outros olhos, por te conhecer a partir das relações profissionais que você cuidadosamente – e estrategicamente – cultivou nos últimos tempos, o que lhe dará uma vantagem competitiva GIGANTE em relação a outros profissionais que estão participando do mesmo processo de seleção.

Você não será mais um blá-blá-blá, para eles, mais alguém apenas com um belo discurso, mas alguém que JÁ PROVOU o que sabe, lhes é familiar, e vai por mim, isto fará TODA a diferença a seu favor.

Mas as comparações com os hospitais param por aí. Nos hospitais, ou você é preferencial ou não é. Quanto ao networking, tenho uma boa notícia:

Você PODE aprender a fazer NETWORKING e assim deixar enfim aquela fila interminável e pular pra fila PREFERENCIAL. Chega de mofar enquanto outros vão passando na sua frente.

Só depende de você.

Quer aprender como fazer networking de VERDADE e pular para a fila preferencial na frente da concorrência pelos melhores empregos? Então Cadastre-se abaixo:

Como Vencer a Barreira Invisível que Separa Você dos Melhores Empregos

Coloque seu Email, clique no botão e Baixe seu Ebook - Por tempo Limitado

envelope

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails