Seu emprego corre risco com a adoção da Computação em Nuvem

empregos_cloudcomputingVocê tem idéia de como ficará seu emprego  com a revolução da Computação em nuvem? Sabia que sua função pode estar correndo risco de queda significativa em número de oportunidades no futuro?

 Os empregos de TI sofrerão grandes mudanças nos próximos anos, em particular por conta da crescente adoção da Computação em Nuvem (Cloud Computing). Segundo o IDC, os investimentos em Cloud Computing no mundo todo vão triplicar até 2012 podendo chegar a 42 bilhões de dólares.

A sequência das mudanças, explicada de forma bastante lógica pelo analista da Forrester Research, outro instituto respeitado mundialmente, aponta, porém,  que não há motivo para desespero. O que leva a essa conclusão é que primeiramente serão criados novos empregos devido a adoção de Cloud computing atingir prioritariamente novas aplicações. O sucesso desse processo demandará migrações de sistemas críticos e estratégicos. Ou alguém seria ousado demais (ou locuco) de migrar aplicações antigas logo de cara?

Seu emprego corre risco com o avanço do Cloud Computing?

Segundo o artigo, funções de TI que correm maior risco de migrarem para nuvem e sofrerem redução de oportunidades são as com foco em configuração e manutenção de infraestrutura de TI em geral, como administrador de redes e servidores, administradores de bancos de dados. Até desenvolvedores entrarão na dança, pois poderão ser substituídos por integradores de soluções customizadas com SaaS.

Concorrência Feroz pelas vagas internas de TI

Analistas do Forrester Research avaliam que, em função da crescente adoção de cloud Computing,  muitos membros das equipes de TI (e numa taxa cada vez maior) sairão das áreas de negócio das organizações em virtude da mudança de perfil do profissional de TI, que será menos técnico e mais orientado a negócios. O negócio tem uma natureza muito particular e complexa para cada organização, o que não ocorre com habilidades de TI, onde há por exemplo muitas ofertas de treinamento no mercado. Em outras palavras, é mais fácil um analista de negócios migrar para a área de TI do que o contrário.

O aumento da complexidade da infraestrutura de TI tem significado um custo cada vez maior para as empresas cujo core-business é outro que não a TI. E a Computação em Nuvem é uma solução muito atraente, quando consolidada, para a maximização do ROI sobre a Tecnologia da Informação, principalmente para pequenas e médias empresas.

Você é um profissional de TI centrado em tecnologia? Ou mais em processos de negócios? A computação em Nuvem vai ajudar a separar mais esses profissionais, mandando num futuro próximo aqueles centrado em tecnologia para os grandes fornecedores de infraestrutura e sistemas voltados para computação em Nuvem e SaaS.

De que lado você vai querer estar no futuro? Aí vai depender do perfil de cada um, mas o fato é que as mudanças serão estruturais, profundas e cada vez mais recorrentes, e após escolher o caminho que queremos seguir em nossa carreira profissional, é imprescindível que tenhamos planejado ações para atingir o objetivo traçado, sob pena de ficar em cima do muro, e nesse caso significa ficar fora do mercado de trabalho dentro de alguns anos.

O que você acha desta avaliação com base nas pesquisas desses institutos? Acredita que a Computação em Nuvem pode impactar os empregos de TI com essa magnitude?

Veja mais informações no artigo completo da InfoWorld, em inglês.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

3 Comentários

  1. Vinicius
  2. Romulo

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *