Você enxerga oportunidade nas pequenas empresas?

Enxergar uma oportunidade ao longe, fixar o objetivo e voar firmemente em sua direção. Para ilustrar isso, podemos usar o exemplo de uma das aves mais majestosas, rápidas e precisas do mundo: a águia.

Mais algumas curiosidades: Com uma visão apurada 2 vezes melhor que a nossa, ainda pode chegar a 2 mil metros de altura enquanto voa e mergulhar no ar em direção a uma presa no mar a uma velocidade de até 322 km/h. Você sabia disso?

Como exemplo de profissional que tem uma visão apurada como a  da águia, podemos citar o economista-chefe Hal Varian, considerado o cérebro econômico do Google. Veja um trecho da reportagem da Exame (com destaques meus):

Um dos dados mais curiosos da carreira de Varian é que, antes de seu ingresso no Google, ele não tinha passagens expressivas por empresas em seu currículo. A experiência com o gigante da web começou exatamente assim: como uma experiência. Em 2002, depois de um encontro casual com Eric Schmidt, então recém-contratado para a presidência do Google, Varian foi convidado a atuar como consultor. Passava alguns dias da semana na empresa, e só. (A situação se manteve a mesma por quase cinco anos, pois Varian só se afastou da Universidade de Berkeley em 2007 para dedicar-se integralmente ao Google.) Mas, desde os primeiros dias, o economista entendeu que estava diante de um modelo de negócios único. “Vocês conseguiram criar um sistema de leilões perfeito”, disse Varian a Schmidt, segundo a revista Wired. Pouco tempo depois, o Google abandonaria o sistema de vendas por preços fixos que mantinha em paralelo — e começaria sua escalada rumo ao topo.

Donos da  considerada hoje a marca mais valiosa do mundo, os fundadores do Google, que faturou em somente em 2008 21 bilhões de dólares, mal podiam imaginar o futuro que os aguardavam. Isso mesmo, disse “mal”, porque lá no fundo eles sabiam que ao menos estavam no caminho certo…

A lição desse outrora desconhecido economista que enxergou uma oportunidade de negócios única em uma pequena empresa na época é um grande exemplo para nós, que não raramente nos perdemos em preconceitos com empresas pequenas.

Há muitos “pequenos” negócios por aí, produtos inovadores esperando por uma oportunidade de se ter pessoas visionárias e talentosas que lhe auxiliem na decolagem de seus negócios emergentes. Às vezes é só isso que falta. Pessoas para acreditar e por a mão na massa…

Claro que é mais fácil lamentar o por quê  de não conseguir um emprego em uma empresa como o Google, agora gigante.

Cabe a nós saber enxergar uma boa oportunidade, seja em nossa empresa atual ou em outro modelo de negócio qualquer. E voar o mais rápido (como o outro diferencial da águia) na direção do cumprimento das metas em busca da materialização do sonho.

Quantos Googles não estarão escondidos por aí esperando serem descobertos por pessoas visionárias e talentosas como Hal Varian?

Essa capacidade de visão de negócios é a que muitas vezes se revela como o motivo de alguém trocar de emprego por um salário menor.

Já percebeu que grandes personagens que marcaram o mundo dos negócios confundiram muita gente com decisões consideradas loucas na época? Muitas trocaram grandes estabilidades e empresas por pequenos e arriscados negócios e acabaram por se saírem bem no final…

Seja você um analista, estagiário, executivo, não se preocupe muito com o porte de sua empresa. Olhe em volta, conheça bem o seu produto, o negócio e o mercado. Você poderá se surpreender com o potencial que sua empresa têm nas mãos.

E quem sabe amanhã não é você um dos reponsáveis por mais um grande sucesso empresarial? Portanto, não se deixe cegar pelo preconceito com pequenas empresas.

Veja ainda reportagem completa na Exame, que traz mais detalhes da entrevista. E ainda mais algumas curiosidades sobre a águia, de onde referenciei as citadas aqui 😉

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Nenhuma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais