Veja Como um Email de Agradecimento pode Deixar Você Mais Perto da Vaga de Emprego

Agradecer a oportunidade pela entrevista através de um email, além de ser elegante e respeituosa, é uma forma de lembrar a recrutadora de que você continua bastante interessado pela vaga e esperando pelo feedback.

Além disso, mostra que você se comunica com profissionalismo, mais um ponto a seu favor. Outro motivo para você enviar seu email de agradecimento é que poucos o fazem, o que por si só vai fazer sua candidatura se destacar.

Imagine a situação: a recrutadora entrevistou 20 pessoas para uma vaga na semana passada. Com tanta coisa para fazer no dia-a-dia, ela terá dificuldade em lembrar de cabeça o que cada uma daquelas pessoas têm de melhor.

Ela olha na caixa de entrada de email e vê uma mensagem de agradecimento que você enviou no dia seguinte depois da entrevista, reforçando seus pontos fortes e seu grande interesse pela vaga, e nota que você foi um dos únicos que enviou um email parecido. Consegue imaginar o impacto?

Mas tem mais benefícios que você vai descobrir mais adiante…

A partir do momento em que o recrutador recebeu seu email de agradecimento, sua candidatura poderá ser vista com outros olhos, pois você deu um passo além dos demais candidatos. Muita gente sai de uma entrevista e fica passivamente aguardando feedback e essa passividade pode dar indícios de que você não está tão interessado quanto seus concorrentes, se alguns deles utilizarem a estratégia do email de agradecimento.

Veja que, embora o email de agradecimento não seja um lugar para pedir algo, você pode, além de agradecer, aproveitar para reforçar alguns pontos que fazem de você o candidato ideal para a vaga – e este é o ponto chave. No entanto, seja breve.

Aqui, você tem uma oportunidade de ouro de se vender uma vez mais, e consequentemente de ser bem lembrado na frente da concorrência.

Muitos tem dúvidas sobre como funciona esse negócio de agradecer a entrevista por email, portanto vamos lá:

Qual o tamanho de um email de agradecimento?

Meia página é o suficiente. Seja breve para não fugir do objetivo principal, que é agradecer.

Quando enviar o email de agradecimento?

Não demore muito para enviar o email de agradecimento – faça-o no máximo 24 horas após a entrevista, quando seu encontro com a recrutadora deve estar mais fresco na mente dela, assim ela poderá fazer uma relação mais fácil entre o dono do email e a pessoa que ela encontrou na entrevista.

Veja uma estrutura que você pode utilizar:

Título do email no campo Assunto:

Agradecimento: Obrigado por considerar meu perfil para a vaga “X”

Chame a pessoa pelo nome e utilize o vocativo apropriado, sempre que possível;

Introdução:

-Mostre agradecimento genuíno pelo tempo da recrutadora;

-Lembre-a da data e hora em que você participou da entrevista e coloque no email, afinal você não tem como saber quantos candidatos a recrutadora deve ter encontrado desde então. Facilite a vida dela para que lembre mais facilmente de você;

Desenvolvimento:

Reforce seu entusiasmo pela oportunidade e se possível, adicione algo mais que tenha aprendido sobre a empresa nesse tempo. Mostre que você não os tirou da cabeça, e ao fazer isso, eles poderão ser compelidos a pelo menos dar um feedback mais personalizado, onde você possa aprender mais sobre como e onde melhorar para os próximos processos de seleção.

Aproveite para complementar a entrevista com mais alguma informação importante que tenha esquecido de comentar no nervosismo do momento ou ainda reforçar os pontos-chaves na conversa que tiveram.

Encerramento:

Mais uma vez, coloque-se a disposição para maiores esclarecimentos, colocando seu telefone e horários em que pode falar mais facilmente.

Antes de enviar, ATENÇÃO: Revise seu email em busca de erros ortográficos e gramaticais para evitar transmitir a aparência de desleixo ou desconhecimento da língua. Se possível, peça para alguém de confiança para que faça o mesmo.Depois, leia-o em voz alta. É incrível como erros escondidos aparecem do nada quando fazemos isso, experiemente!

Agora, veja o que seu email de agradecimento NÃO deve conter:

Nada de se desculpar!

Não lembre no email de agradecimento sobre gafes que tenha cometido na entrevista, pelo contrário, este é o momento de trazer a memória da recrutadora seus melhores momentos, onde você mais brilhou e que mostram que você é uma excelente aposta para a empresa.

Não se desculpe por fraquezas como falta de habilidades ou experiência para a vaga, pois isto vai somente reforçar para ela porque você NÃO é o candidato ideal para aquela vaga.

É o trabalho dela dizer se você não tem o perfil da vaga após a entrevista, não o seu. No mais, lembre-se, essa não é hora de ser humilde, portanto mantenha o foco nas suas principais qualidades alinhadas com a descrição da vaga.

Cuidado para não se mostrar desesperado pelo emprego

Não coloque nada que indique que está desesperado pela oportunidade. O desemprego no Brasil é de conhecimento de todos e o pessoal de RH sabe que o momento é difícil, com muita gente desempregada precisando voltar para o mercado de trabalho o mais rápido possível.

Todavia, a empresa não pode olhar para você e ver a imagem de um desempregado necessitado ou de alguém louco para deixar o péssimo emprego onde se encontra, pois não é esse o perfil que ela procura.

Pelo contrário, ela precisa ver, através de suas interações (carta de apresentação, currículo, entrevista, email de agradecimento) o profissional competente e qualificado que você é e como você está interessado pela empresa em si e não só pelo salário, e isto, independente de estar desempregado ou não.

Veja um exemplo de um email de agradecimento:

Olá, sra. <Nome da Recrutadora>

Primeiramente, queria agradecer pela oportunidade de participar da entrevista para a vaga “X” no dia “X” por volta das “X” horas, foi um enorme prazer. Foi muito esclarecedor a forma como a sra. me apresentou os detalhes sobre a posição, o que me deu uma convicção maior de que tomei a decisão certa ao enviar meu currículo.

Estou muito confiante de que poderei ajudar na resolução dos problemas “X” através de minhas habilidades com “X”, desenvolvidas ao longo de meus “X” anos de experiência, caso seja contratado.

Queria adicionar que, após uma nova pesquisa, descobri que a empresa “X” está explorando outras oportunidades de desenvolvimento na área “X”, e coincidentemente, trabalhei num projeto semelhante na empresa “Z”, onde ajudei no design do produto, inclusive recebendo feedback positivo de vários clientes como você pode ver no link aqui: “http….”

Reitero meu desejo em contruibuir no crescimento da empresa “X” e me coloco a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais necessários.

Aqui estão meus contatos novamente, em caso de necessidade, podendo me ligar a qualquer momento fora do horário comercial: <telefone>.

Cordialmente,

Vinicius Nogueira

Veja como abordei no exemplo minha gratidão, que é a razão primeira de se enviar o email de agradecimento. Também, relembrei sobre os meus pontos fortes discutidos na entrevista e que fazem de mim o candidato ideal para a vaga, mas não parei aí, fui ainda mais longe: mostrei que continuo estudando sobre a empresa ao identificar outro ponto forte no meu perfil e que vai de encontro com uma necessidade atual da empresa.

Enfim, uma forma profissional e elegante de lembrar a recrutadora sobre o porque você vale o investimento.

Que tal ser mais agradecido agora? Agora é a sua vez! Comece a agradecer de forma mais profissional pela entrevista, e logo você estará agradecendo pela proposta de emprego, vamos lá?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails