Do que adianta boas idéias no trabalho se a comunicação for ruim?

Compartilhe isto com seus amigos!

Há muito falamos aqui sobre boa formação acadêmica, dedicação nos estudos, manter-se atualizado com as últimas tendências na área de Tecnologia da Informação, aprender inglês, espanhol, e por aí vai. Tudo isso (o que já é muita coisa) tem um importante papel no futuro de qualquer profissional da área, porém há algo que extrapola essas conquistas em importância na minha visão quando se trata sobre sucesso na carreira profissional: o poder de comunicar.

Saber se comunicar com eficiência e eficácia é uma caracteristica que pode ser aprendida ou aperfeiçoada. Não é privilégio para poucos, embora alguns tenham mais facilidade que outros. É a habilidade que impulsiona o crescimento do profissional dentro da empresa, que dá sustentação à sua carreira. O que falamos no começo do artigo vai ajudar apenas na sua escolha como melhor opção para a vaga.

Você pode ser um excelente profisssional tecnicamente falando, mas pode perder grandes oportunidades se não buscar desenvolver sua habilidade comunicativa. Ter grandes idéias e projetos em mente podem não passar apenas  de boas intenções. E não adianta acreditar que apenas uma boa faculdade resolve. Aliás, cansei de ver gente de TI menosprezar aulas de comunicação e de temas comportamentais na faculdade, não raramente tratado como coisa fácil, besteira.

 O portal Exame publicou um artigo muito interessante, o qual fortemente recomendo a leitura, (7 dicas para vender uma ideia no trabalho) no sentido de nos ajudar na difícil tarefa de comunicar com sucesso, a vender bem nosso peixe, e enfim partir do campo das idéias para o das realizações.

Agora, tem outra coisa: se você não correr atrás para divulgar suas idéias e realizações no trabalho, de se comunicar com profissionalismo, pode se preocupar, pois alguém com muito prazer vai aparecer para tomar os créditos no seu lugar. E não vai ser preciso nem pedir “ajuda” para isso…

Depois de ler, deixe seu comentário: o que mais acha importante na difícil arte de comunicar com sucesso no trabalho?

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Discussão

  1. Thiago
  2. Thiago

Comente!