10 dicas para Autoavaliar-se e Obter Sucesso no Emprego

reconhecimento-profissional-carreira

As autoavaliações nas empresas são mais comuns hoje em dia, porém ainda assim são muito sub-valorizadas por muitos gestores, que acabam fazendo mais por obrigação e isso, claro, reflete nos funcionários, que percebem essa atitude e acabam não levando muito a sério também.
Ao contrário do que sua empresa, seu chefe podem pensar, a autoavaliação pode ser a chave para você ajustar sua caminhada rumo ao topo em busca do sucesso na sua carreira profissional, pois trata-se de uma forma de se enxergar com olhos mais imparciais, ser honesto consigo mesmo e assim poder corrigir equívocos a tempo antes que o estrago na sua imagem seja permanente no emprego atual.
o Site Computerworld listou 10 dicas para fazer a autoavaliação profissional de uma forma mais eficaz e gostaria de compartilhar com você os pontos que considero mais importante. Eles o ajudarão a responder 4 perguntas básicas sobre sua situação no emprego atual e quanto a expectativas para o futuro:

1 – Onde eu estou agora?
2 – Como estou indo?
3 – Onde posso chegar?
4 – O que/Como fazer para chegar la?

Vamos as 10 dicas:

1- Fale sobre o mapa da sua carreira

A autoavaliação deve ser focada não apenas em seu trabalho, de acordo com Myers. Ela também deve ser baseada em seu plano de carreira de longo prazo. “É uma oportunidade para você refletir sobre como está em sua carreira e não apenas no seu trabalho“, afirma o consultor. Use-a para refletir onde quer está no longo prazo.

Do ponto de vista do empregado, se não houver um plano de carreira de forma consistente aproveite para sentar com o seu gerente e dizer: “isso é realmente importante na minha carreira. Quero construir habilidades adicionais, ser certificado, ser um gerente e quero um aumento de salário”, ensina Reed. Será necessário traçar um plano com ele e estar de acordo. “Fazer isso faz com que expectativas se tornem reais e tangíveis”, diz Reed.

2- Mantenha um diálogo aberto

“Use este recurso (autoavaliação) como para construir o seu valor, distinguir-se e mostrar suas contribuições.
É hora para realmente alavancar suas realizações”, recomenda Myers. Em um mundo perfeito, a autoavaliação abre um diálogo em que você pode discutir com o seu supervisor assuntos como o seguinte:

• Quais são as nossas maiores prioridades agora?
• Eu estou no caminho certo?
• Há algo que você gostaria que eu focasse?
• Onde você acha que eu preciso dedicar mais tempo e energia?
• Como posso ajudar a tornar seu trabalho mais fácil?

Ter um diálogo como esse faz com que a análise anual e a autoavaliação sejam menos formais. Assim é como deveria ser, de acordo com Myers. “Esse processo permite que você tenha conversas com o seu chefe durante todo o ano. Mantenha o diálogo aberto, caso contrário poderá ficar perdido na poeira”, orienta Myers.

3- Pergunte como a sua autoavaliação é utilizada

Aproxime-se do seu supervisor e pergunte como essas autoavaliações são utilizadas. Elas estão ligadas a bônus, promoções ou recompensas? Saber as respostas lhe dará uma visão muito mais aguçada sobre o quanto de esforço será necessário.

4- Faça a si mesmo as perguntas difíceis

Os especialistas concordam que você deve usar esse mecanismo como uma oportunidade para fazer uma autoavaliação imparcial do seu conjunto de habilidades. Seja honesto ao responder:

• O que eu poderia ter feito melhor este ano?
• Quais são os meus pontos fortes?
• Quais são minhas fraquezas e como posso melhorá-las?
• Que iniciativas posso tomar para me tornar um empregado que contribui mais no próximo ano?

5- Seja positivo

As observações dos funcionários devem ser 90% de questionamentos 10% de comentários positivos, referidas por
Myers como “áreas de desenvolvimento”. Utilize estes 10% em sua autoavaliação para explicar o seu plano para crescer e se desenvolver em áreas específicas ao longo do próximo ano.
Não bata de frente com chefes, colegas de trabalho ou fornecedores. Concentre-se em você, nas suas realizações e desenvolvimento profissional.

6- Administre suas deficiências

“Tente fazer uma autoavaliação equilibrada”, aconselha Reed. Todos nós temos áreas de melhoria e eu recomendaria conversar com seu chefe para saber o que você pode aprimorar”, diz Reed.
Olhe para as áreas que acha que não está tão bem e use “a linguagem de desenvolvimento” para explicar como realmente quer melhorar e o que fazer para alcançar essa meta.

Myers aconselha a enxergar eventuais deficiências não como problemas ou coisas que você fez de errado, mas sim como áreas para o desenvolvimento. “As fraquezas sempre devem ser abordados como oportunidades para se aprimorar e contribuir com mais força para a empresa“, diz o consultor. Elas sinalizam onde você deve se esforçar mais para fazer melhor e contribuir de forma mais efetiva com a empresa. Portanto, não devem ser encaradas como algo negativo.

7- Avalie sua capacitação

Após ter definido as áreas em que gostaria de se aprimorar, trace um plano de como chegar lá. Use isso como uma oportunidade para pedir qualquer tipo de treinamento que ajudará a contribuir mais com sua empresa, como por exemplo participar de uma conferência de SEO ou fazer um curso sobre a nova versão de servidor SQL. A ocasião pode ser um bom momento para fazer essa reivindicação

8- Documente suas realizações

Seja específico. Alvalie as conquistas que alcançou e não se esqueça de incluir como conseguiu atingi-las.

Documente detalhadamente, por exemplo, um processo adotado para criar um fluxo de trabalho para melhoras o suporte técnico. Relate de forma completa como resolveu um problema ou fez uma correção de uma falha e resultados obtidos de forma concisa e completa em vez de simplesmente descrever a implantação. “Use dados e fatos concretos a seu favor”, ensina Reed.
Esta é realmente a chance de informar a seu chefe todas as coisas boas que já realizou. “Você pode fazer isso sem se vangloriar baseando-se em fatos, o que não há nada de errado“, diz Reed.

9- Adote diferentes pontos de vista

Se a análise de desempenho e a autoavaliação são totalmente diferentes, de acordo com Reed, provavelmente indica que as reuniões com seu gerente não são suficientes. A discussão tem que endereçar as expectativas das posições de empregado e de gestão.
“Se eu estou fazendo uma avaliação anual e estamos fora tanto do que me diz quanto de ações corretivas e ajustes adotados durante todo o decorrer do ano, algo precisa ser revisto”, diz Reed.

10- Busque orientação de mentoring

Tem empresas e gestores que nunca dão feedback ou fazem avaliações de desempenho. Se o empregador se recusar a dar qualquer tipo de retorno, Michelle sugere que se pergunte se está no ambiente certo. “Os funcionários precisam de feedback e saber como estão fazendo seu trabalho. Tenho visto gerentes, cujo estilo é: se você não está ouvindo nada de mim é porque está fazendo um bom trabalho. Não concordo com esse modelo de gestão. Na verdade, gostaria de enviar esse gerente para um treinamento em gestão”, diz a executiva.

Você deve tentar abrir um diálogo com o seu chefe a fim de definir um cronograma para autoavaliação. “Tente falar com seu chefe em reuniões mensais. Peça orientação”, recomenda Myers. No entanto, se ele ou ela se recusar a ceder, os especialistas concordam, que é sinal para você analisar se não está na hora de buscar outras oportunidades. Fonte: ComputerWorld Brasil

A chave em todo esse processo é saber O QUE seus superiores pensam a seu respeito – quanto a seu nível de competência (técnica/comportamental). Para isso temos que ter a mente aberta e muita humildade para saber absorver críticas (sem contudo deixar de questioná-las quando for o caso). Talvez você esteja gastando energia com um projeto/curso que nem seja mais interessante… através dessa autoavaliação, você vai descobrir…

Assim você não só vai otimizar suas ações no que se refere a melhorar suas competências, como vai desvendar as trilhas ocultas, até mesmo atalhos que podem fazer você chegar atingir seus objetivos mais rapidamente. Ainda que apenas uma das duas coisas ocorra, já valerá a pena!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails