Testamento digital e o valor de seus dados na internet

Imagine a quantidade de contas de email, de redes de relacionamento, dados financeiros, tanta informação que alguém no dia-a-dia e que podem simplesmente ir com a pessoa para o túmulo, literalmente.

Alguns serviços talvez você até possa recuperar alguns dados, mas e quanto a outros que somente essa pessoa conhece? e o seu valor? provavelmente cairão no esquecimento…

É aí que entra o negócio de oportunidade:

Algumas empresas, nos EUA, estão oferecendo serviços para administrarem dados on-line sigilosos em caso de morte do cliente, a um custo médio de 20 dólares por ano.

E o Slightly Morbid, por exemplo,  é uma dessas empresas que oferecem esse tipo de serviço.  Ele permite criar uma lista de pessoas que devem ser notificadas em caso de morte ou acidente que impeça alguém de entrar na rede. Após a tragédia todas as informações são entregues às pessoas de confiança.

Como se fosse um cofre digital na internet...

Veja como funciona, conforme divulgação do Terra:

A página exige que o usuário confie a uma terceira pessoa os dados de sua conta de acesso ao sistema. Em caso de tragédia, o indivíduo notifica o Slightly Morbid, que envia uma mensagem automática para os contatos previamente escolhidos.

A empresa Legacy Locker, um outro serviço do gênero, exige inclusive uma cópia do atestado de óbito antes de começar a compartilhar a informação do falecido, depositado sob sua confiança.

A idéia do fundador da Legacy Locker tem bastante sentido. Cada vez mais dados valiosos on-line são criados e não demos conta ainda de seu real valor, ao contrário de bens físicos.

Imagine o valor de informações espalhadas entre vários serviços de email e outros esconderijos na internet, e que se perdem devido a um acidente trágico com o proprietário da informação, que não tem tempo nem de repassá-la a um ente querido…assustador mas bastante pertinente.

Você já pensou em toda a informação sigilosa que você mesmo criou pela internet e que só você conhece? Consegue mensurar seu valor?

A era da informação redefiniu a relação de importância ($$$) entre o real e o virtual, embora não atentemos a isso como deveríamos… então poderá ser que um serviço desses fará mais sentido ainda!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários

  1. Vinicius

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!