10 portais com cursos on-line grátis para você se atualizar

cofre_vazio

Precisa estudar, se atualizar mas sua grana está curta? Acompanhar a exigência do mercado não é nada facil. Poucas empresas auxiliam seus funcionários nesse quesito (com a crise, menos ainda), e quando o fazem, em sua maioria são auxílios pontuais e que visam apenas uma pequena faceta de suas atribuições. O que fazer? Ficar choramingando? Há uma opção melhor. Veja uma relação de 10 sites que oferecem cursos e-learning e semi-presenciais gratuitamente. Isso mesmo, sem pagar um tostão. Aproveite aquele tempinho ocioso (da meia-noite às seis da manhã…) e mãos a obra!

 A Info Abril coloca à nossa disposição vários cursos construidos em flash, com ótima navegabilidade e interação, entre eles Windows 2003, Linux no desktop, FireWorks, Flash, Photoshop e outros. Todos gratuitos.

O JEDI, portal de cursos com foco em Java, uma iniciativa para desenvolvimento e educação sobre essa plataforma à distância. Oferece cursos. Porém não trata somente da programação em Java em si, mas abrange outros assuntos como banco de dados, segurança, sistemas operacionais, e outros igualmente importantes para uma formação mais abrangente do profissional. Conteúdo disponível também em português.

A Unicamp disponibiliza uma série de cursos grátis desenvolvido pela equipe de Educação a Distância do Centro de Computação da Unicamp.

A Escola Virtual, criada pela Fundação Bradesco com parceria com várias empresas de TI oferece uma gama de mais de 150 cursos totalmente on-line e semi-presenciais. Veja a lista completa, como cursos de introdução a várias linguagens entre outros. Para os semi-presenciais há pré-seleção.

A famosa universidade de Standford disponibiliza alguns cursos de introdução à Ciência da Computação e engenharia Elétrica e Sistemas Lineares.

Cursos em Linux grátis , do básico ao avançado, em inglês.

O MIT (Massachusetts Institute of Tecnology) disponibiliza muitos cursos on-line gratuitos que além do nosso tema aqui no site, passando por Filosofia, História e Biologia, só para citar alguns. Todo o conteúdo em inglês.

O e-learning Center coloca vários cursos on-line gratuitos a disposição, entre eles Visual Basic.NET, PHP e MySQL, HTML e XHTML, Windows 2003 e MS-Office 2007. Todos em inglês.

O Microsoft TechNet dispõe de Vídeos, laboratórios virtuais gratuitos sobre vários temas na TI, como gereciamento de segurança, virtualização, sistemas mobile, banco de dados e muito mais.

A Intel, através do Next Generation, seu portal desenvolvido especificamente para a formação e aperfeiçoamento de estudantes e profissionais de TI, disponibiliza cursos on-line gratuito em português sobre os mais variados temas referentes a TI. Virtualização, SOA, Cloud Computing, SaaS e outros assuntos quentes  na TI corporativa que todo profissional de TI deve conhecer.

Caso você conheça mais alguma referência interessante para que seja adicionado a esta lista, deixe nos comentários e teremos o maior prazer em adicionar. Certamente será de grande valia para muita gente que passa por aqui. E quanto a estes links? Já fez alguns desses cursos oferecidos? Qual sua percepção sobre eles?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

19 Comentários

  1. ibzu
  2. Argeli
  3. beto
  4. bia
  5. helen
  6. Vinicius
  7. Gabriel Barbosa
  8. Araújo
  9. Vinicius
  10. André Baldin
  11. jonathan
  12. daniel
  13. Natalia Bueno
  14. JEOVÁ SANTOS

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *