Educação à Distância: qualidade com economia de tempo e dinheiro

Fazer um curso à distância já pode ser considerado um bom negócio?  Dá pra levar isso realmente à sério?

O e-learning está crescendo cada vez mais no Brasil. Novas tecnologias de software, popularização do computador e da banda larga para internet nas camadas mais pobres da população e regulamentação do MEC são alguns dos principais fatores que contribuíram para essa realidade.

A idéia de se fazer um curso à distância, hoje, ainda encontra resistência na cabeça do futuro aluno e mesmo na de muitos empresários, preocupados que ficam com a qualidade dos serviços oferecidos pelas instituições de ensino…porém se você ainda tem dúvida e acha que a única vantagem de se fazer um curso à distância é o custo, já está na hora de se quebrar esse preconceito. veja por quê:

Conforme noticiado pelo portal comunique-se, dados de 2008 que constam no Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), afirmam que mais de 2,5 milhões de brasileiros estudaram em cursos com metodologias a distância no ano de 2007.

Veja algumas vantagens da se fazer um curso à distância:

Acessibilidade: Não importa quando e onde você esteja, poderá acessar seu curso on-line. Não há limitação geográfica.

Conveniência: Na maioria dos casos, a qualquer época do ano, você pode iniciar um curso on-line. Nada de ficar esperando abertura de turmas ou ficar preso a prazos rigorosos.

Ritmo personalizado: Não importa seu grau de dificuldade, você não está preso ao ritmo dos outros demais alunos.

Economia de tempo: O tempo e dinheiro que você economiza ao fazer um curso on-line, dependendo de seu ritmo, permitirá que faça outros cursos em paralelo.

Custo: Nada de custos com deslocamentos e alimentação para o local. A instituição de ensino tem bastante economia já que não precisa disponibilizar salas de aula, professores exclusivos, enfim, toda a infra-estrutura necessária, possibilitando inclusive melhores preços quando comparado ao do curso presencial.

Ah, sim, como nem tudo são flores, eis algumas desvantagens:

Reputação

Ainda não dá para se equiparar a reputação e reconhecimento de um curso on-line e um curso presencial, há ainda muito preconceito no Brasil, embora isso vá mudar em longo prazo.

Contato Pessoal

A inexistência ou deficiência de interação pessoal entre professor e alunos, tão importante para o crescimento tanto pessoal quanto profissional de ambos, não existe.

Familiarização com computadores

Embora o computador esteja cada vez mais amigável e popular, os softwares de educação à distância não são ainda tão amigáveis, o que ainda é um grande empecilho à adesão de muita gente.

Problemas que podem dificultar sua adaptação durante seu curso on-line:

Procrastinação: Se você é daqueles que tem grande dificuldade em fazer as coisas quando devem ser feitas, tudo é desculpa para deixar para amanhã, não será facil, pelo menos no começo.

concentração: Você pode ter problemas também caso não consiga se concentrar nas coisas, sempre deixando se levar por algum fato à sua volta. Principalmente quando se está estudando em casa, onde qualquer movimentação nos tira atenção com muita facilidade, é um telefone que toca, um parente que chega, etc…e a volta para onde paramos é sempre mais difícil.

Foco: Não adianta você ser bem concentrado ao estudar, se trancar no seu quarto e pedir para não ser importunado, mas tentar fazer dez coisas de uma vez: MSN pra cá, orkut pra lá, um joguinho minimizado pronto para tirar da pausa quando estiver de saco cheio…

Se você tem alguma dessas dificuldades, ou mesmo todas, vencê-las depende de sua determinação. Se preparar hoje em dia exige tempo, e como o tempo é escasso, a educação à distância se torna um grande aliado para sua otimização. Tempo não é dinheiro…tempo é vida.

As portarias específicas de regulação da educação à distância emitidas pelo MEC provam a seriedade com que é tratado esse assunto. Na página onde estudar você terá acesso ás  instituições de ensino Credenciadas e Autorizadas para oferta de cursos de Graduação a Distância e cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância.

O site EscolaVirtual oferece vários cursos gratuitos on-line, inclusive curso sobre storage da EMC (veja as regras para participação e mais detalhes na página onde estudar). Nessa mesma página tenha acesso a centenas de cursos gratuitos on-line. Por que não aproveitar?

Se você quer saber realmente onde precisa melhorar para tirar o máximo de proveito de seu curso à distância sem jogar seu precioso dinheiro no ralo, nada melhor do que testar na prática e com cursos gratuitos, por que não? e depois investir com mais consciência e arrebentar!

E você, já participou de algum curso à distância? como foi sua experiência? compartilhe conosco!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. marcio venancio de freitas
  2. Vinicius
  3. ARMINDO SEBASTIAO
  4. Vinicius
  5. valter
  6. Vinicius
  7. Leandro Piffer
  8. Vinicius