Cuidado: O cadeado de segurança do seu browser pode estar comprometido!

 

Interrompemos nossa programação normal aqui no blog para um assunto de extrema importância e que deve ser de conhecimento imediato de todo internauta que acessa sites seguros pela web, especialmente na realização de transações bancárias. Com o fim de ano, economia aquecida, os bandidos não perdem tempo e se reinventam com novas técnicas digitais para meter a mão no seu bolso. Veja como estão fazendo isso desta vez:

Sabe aquele bendito cadeado que aparece no seu browser quando acessa um site seguro, como o site do seu banco, por exemplo? ele pode estar sendo enganado, fazendo com que reconheça um site falso no lugar do verdadeiro e assim permita que mesmo usuários mais atentos caiam no golpe ao entregar seus dados bancários nas mãos dos bandidos. Esse negócio de descansar tranquilamente com a presença do cadeado nas páginas seguras já é coisa do passado. Tudo culpa de um vírus brasileiro, conforme reportou Fabio Assolini, pesquisador antivírus brasileiro da fabricante russa Kaspersky Lab, em artigo da Globo.com.

Infelizmente há sempre aqueles que, apesar de terem talento no uso de tecnologias computacionais, não medem esforços ao canalizar suas energias e habilidades na prática de crimes em busca de enriquecimento ilícito. Pessoas que poderiam estar contribuindo com o desenvolvimento do país lamentavelmente preferem trilhar o caminho da ilusão do dinheiro fácil, custe o que custar. E nós, pesssoal em geral mais familiarizado com computadores, acabamos sendo alvos fáceis ao ignorar pequenos detalhes de segurança ao subestimar a capacidade desses marginais.

Por isso todo cuidado é pouco: evitar utilizar computadores públicos para realização de transações financeiras, manter um bom anti-vírus atualizado e patchs de segurança das aplicações e sistema operacional instaladas em dia são algumas coisas que podemos fazer para minimizar a chance de passar por uma tremenda dor de cabeça e estragar esta empolgante época de festas.

Acesse o artigo na página da Globo.com, entenda o mecanismo utilizado pelos criminosos e saiba como se proteger. Se tiver mais dicas para uma navegação mais segura, não deixe de contribuir conosco nos comentários abaixo, ok?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *