Crise na Economia é Chance para Profissionais de TI mostrarem seu Valor

A crise está batendo a porta, notícias de demissões em massa, inflação com previsão de alta bastante acima da meta, valor do dólar indo pra estratosfera… Como ficam os empregos na área de TI no meio de toda essa turbulência?
Depois de anos com falta de mão de obra qualificada no setor de Tecnologia da Informação, o que mudou nestes último ano com a estagnação do mercados?

Veja o vídeo abaixo para entender até que ponto o mercado de trabalho para os profissionais de TI está sendo afetado. Claro que nenhuma área está imune, mas o profissional/estudante de TI deve ficar um pouco mais tranquilo em comparação com os outros setores da economia.

O que a TI tem de diferente? Basicamente, como poucas áreas, a TI corporativa tem por missão otimizar processos visando aumento da produtividade e redução de custos sem comprometer a qualidade. E aí está o segredo: Em tempos de crise, isso si torna ainda mais necessário, mais urgente para as empresas que pensam ao menos em sobreviver no mercado. Isto mesmo, não estou falando nem em se destacar, mas sobreviver mesmo…

Para isso, as empresas devem continuar contratando, embora algo deva afetar negativamente  o cenário com a crise, e neste caso falo de salários, benefícios e mesmo o nível de exigência das empresas… enfim, nada é perfeito.

Então prepare-se mais para encontrar mais concorrentes as melhores vagas e aqui vai uma dica de ouro: foque seu discurso na redução de custos, produtividade, otimização de processos… tudo o que as empresas querem ouvir no momento.

Seja otimista: O otimismo é uma grande arma em meio a maré de pessimismo dos mercados, então atente-se para enxergar as boas oportunidades em meio a crise.

A crise veio sem data para ir embora e as empresas estão amedrontadas com tudo isso, então mostre que você é capaz de exorcisar esses medos ao trazer lucros e redução de custos para a empresa, o que aumentará em muito suas chances de agarrar a vaga ou conseguir uma promoção no emprego atual.

A crise é um bom momento para as empresas prestarem mais atenção em quem devem manter no seu quadro de funcionários e em quem contrata para substituir. Não se podem dar ao luxo de manter profissionais desmotivados ou improdutivos. Agora é hora da competência e talento mostrarem seu valor…

É a sua hora de destacar seu talento, não deixe que a crise bloqueie seu caminho!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails