Tem certeza de que vai aceitar aquela contra-proposta do seu chefe?

contra-proposta-emprego-mudanca-carreira

Seu chefe está lhe oferecendo uma contra-proposta para não deixar o emprego? Nessa época de desespero por parte das empresas, de segurarem seus talentos e assim (ao menos tentarem) cumprir seus prazos de entrega aos clientes, se mostram cada vez mais impetuosas, fazendo de tudo para segurar-nos.

Bônus, aumento de salário, férias mais flexíveis, mais benefícios, treinamentos pagos, viagens, promoção…você pode ajudar a aumentar esta lista, tenho certeza! Basta você chegar para dizer que está aceitando emprego em outro lugar para que, num passe de mágica, aquela coisinha a mais que você pediu há tanto tempo e parecia impossível (e se estressou por isso), simplesmente aconteça. Tudo para você ficar. Sei, parece incrível…

Mas isso é só reflexo da falta de organização, planejamento e profissionalismo por parte de muitas empresas (sem distinção de porte ou nacionalidade), e quem paga o pato, no fim das contas, somos nós. E sabe por que?

Justamente porque o chefe que lhe prometeu mundos e fundos para ficar na empresa, ou não tem autonomia para dar-lhe tudo o que prometeu ou é mesmo um crápula, ao jogar sujo para lhe segurar e depois, fazer-se de desentendido.

A tentação para aceitar continuar na empresa muitas vezes é grande, pois afinal continuaríamos onde bem ou mal já conhecemos, mais acostumados a rotina. Agora, talvez ganhando mais, mais estimulado e feliz, quem diria, hein… Mas não demoraria muito tempo para que o aparente paraíso tornasse a ser o inferno de outrora. Pelo menos é o que dizem as pesquisas. É mais fácil arrepender-se por ter ficado do que ao contrário.

Algumas dicas de David Morgan, presidente da divisão de TI da empresa de recrutamento Addison Group, em artigo do site ITWeb, fizeram-me refletir bastante sobre esta situaçãoda qual já fui vítima (conto isso mais abaixo), o que me fez compartilhá-las com você:

1 . O dinheiro não vai resolver o seu problema

Uma contraproposta da sua empresa pode ser tentadora – mais dinheiro, mais férias –, mas você precisa se lembrar em primeiro lugar por que começou a procurar outras oportunidades.

“Há dois elementos aqui: o impulso e a tração”, comenta Morgan. “O que está afastando você da empresa atual e o que está puxando você para uma nova oportunidade? Se você for recrutado, qual dessas forças é melhor? Idealmente, a atração é maior do que o impulso, e isso é o que você precisa se lembrar antes de ir conversar com seu chefe.”

Um aumento de salário pode funcionar como um curativo para alguns dos problemas que levaram você a começar a olhar outras oportunidades, mas provavelmente não vai resolver a situação, acrescentou o diretor de recrutamento de TI da agência Mondo. “A pesquisa mostra que os funcionários que aceitam uma contraproposta costumam deixar a companhia de seis a oito meses depois”, aponta. “O dinheiro pode ser uma solução temporária, mas não vai resolver seus problemas.

2 . Você vai ser rotulado

Se você aceitar uma contraproposta, a sua empresa vai se lembrar disso, o que poderia causar problemas mais tarde, alerta Leighton. “Mesmo se você aceitar a contraproposta, eles vão colocar uma marca em seu histórico para lembrar o que aconteceu.”

Isso pode ser problemático pela frente porque sua empresa enxerga um risco de você sair futuramente, disse Morgan. “Se aceitar a contraproposta, você pode continuar trabalhando lá e conseguir o dinheiro que você queria, mas eles podem sentir insegurança sobre você no futuro”, alega o especialista. “Você pode subir para o topo da lista caso precisem fazer cortes – ou ser preterido para uma promoção – porque eles acham que é só uma questão de tempo antes de você pensar em sair de novo.

3 . Sua reputação o segue.

Você precisa se lembrar de que sua reputação está ligada a suas ações, ressaltou Morgan. Considere o que pode acontecer se aceitar uma contraproposta e anos mais tarde encontrar-se em uma entrevista para alguma posição na mesma empresa – ou com o gerente dela – em que você passou no processo seletivo mas rejeitou a oferta de emprego quando lhe foi oferecida. “Boa sorte se quiser conseguir esse trabalho, pois essa é uma posição perigosa para se colocar no lugar”, alertou Morgan. (fonte: ITWeb)

Eu mesmo já cometi esse erro em minha carreira e gostaria muito que você tivesse a oportunidade de ter esta orientação para não incorrer no mesmo erro que eu por ignorância. Aceitei uma contra-proposta para continuar na empresa e meu então chefe prometeu mundos e fundos.

Entregou somente metade (a parte menos importante) e logo me vi arrependido. Mas não teve segunda vez, aprendi rápido e entrei nas estatísticas. Porém, fui contratado por outro banco dois meses depois.

E mesmo caso você aceite continuar na atual empresa depois de uma bela contra-proposta, ao menos terá mais consciência dos riscos, certo?

E você? Já passou por isso antes? Compartilhe conosco sua experiência!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais