Consultor SAP – Sucesso à vista!

| 1 de julho de 2008 | 67 Respostas

Você pretende ser consultor em TI e não sabe por onde começar? Que tal investir em uma das áreas mais quentes do momento? A SAP tem treinamentos na medida pra você se tornar um consultor reconhecido no mercado. Para isso vamos apresentar aqui algumas informações básicas para você começar sua carreira (ou recomeçá-la, por que não?) com o pé direito!

SAP Certificação em TIO que é SAP?

SAP significa Systems Applications and Products, que é o nome da empresa fabricante e do sistema propriamente dito. O sistema é formado por módulos integrados que perfazem várias atividades dentro de uma organização. É desenvolvido sob a linguagem ABAP (Advance Business Application Programming) e tem recursos linguagens familiares como C, Visual Basic e Power Builder e sua interface gráfica roda nas plataformas Windows / NT / UNIX / AS400.
Devido a sua popularidade a SAP tem desenvolvido soluções para vários setores da indústria, criando versões direcionadas para nichos específicos, então você precisa decidir em qual nicho deseja se especializar. Essa decisão é particularmente importante se você pretende ser um expert em cutomização ou programador ABAP.

Como é estruturado o SAP?

Os softwares SAP são divididos em módulos, e não é esperado que você seja expert em todos eles, mas obviamente quanto mais módulos você souber, melhor vai se destacar entre outros candidatos.Os programadores ABAP devem ser especializados em pelo menos um módulo, não necessariamente como um expert em customização, mas certamente como um bom usuário. A maioria das organizações implementa o SAP de forma bem específica de acordo com suas necessidades, se beneficiando do grande poder de e flexibilidade de customização da ferramenta, o que impede que se exija do candidato a uma vaga em SAP que se conheça a forma como isso é feito em uma determinada empresa.

Os módulos SAP são estruturados em 3 áreas funcionais:

Logística

  • Sales and Distribution (SD)
  • Material Management (MM)
  • Warehouse Management (WM)
  • Production Planning (PP)
  • General Logistics (LO)
  • Quality Management (QM)

Financeira

  • Financial Accounting (FI)
  • Controlling (CO)
  • Treasury (TR)
  • Enterprise Controlling (EC)
  • Investment Management (IM)

Recursos Humanos

  • Personnel Administration (PA)
  • Personnel Development (PD)

Se você for experiente em processos de negócios, já sai na frente de muita gente. Dependendo de sua experiência você pode ter vantagem em conhecer os processos básicos de negócio. Você somente precisa conhecer como o SAP executa essas atividades. Sua mudança para o SAP é no foco de um usuário de departamento ou um expert em customização.

Se você já é um desenvolvedor, o natural é partir para a linguagem ABAP. Diferentemente de outras linguagens onde a habilidade técnica é muito importante, em SAP conhecer a linguagem de programação é somente 60% do que você precisa saber. Muita importância é dada em quanto conhecimento você tem quanto ao funcionamento do SAP. Na pespectiva do cliente, quanto mais você souber como SAP funciona, mais rápido e mais barato você poderá executat o trabalho de que ele precisa.

Que mais preciso saber para seguir carreira em SAP?

Para encontrar um emprego para trabalhar com SAP é o mesmo que em qualquer ontra área. Conheça a ferramenta em si e o que ela pode fazer em uma perspectiva de negócios. Depois decida em qual módulo de negócios deseja se especializar e saiba como o SAP trabalha com isso. Escolha um módulo em que você se beneficie de sua experiência no mercado caso seja relevante, o que vai lhe poupar bastante tempo. Por exemplo, se você é uma analista de RH há anos, é mais racional se pespecializar nos módulos SAP para recursos humanos do que começae em outra área a partir do zero. E se você quiser desenvolver em SAP, aprenda ABAP ou customização. Customização será muito mais fácil se você souber como utilizar o sistema SAP.

Como está a demanda no mercado para profissionais SAP?

Uma recente pesquisa da consultoria Foote Partners constatou um aumento na média salarial no ano passado, de 15,6% para os profissionais SAP enquanto que a média salarial para a área de TI como um todo fica em torno de 3% e 5% ao ano, conforme o IDG . A partir daí dá para se ter uma boa idéia quanto a chance de sucesso em uma carreira SAP e o status que ela oferece frente ao mercado. A aposta da SAP com o foco em pequenas e médias empresas através do produto SAP Business One é outro fator que aqueceu o mercado de de soluções ERP, pois antes disso seus produtos eram restritos a grandes empresas devido ao seu alto custo.

Onde posso estudar SAP e encontrar recursos e dicas sobre a empresa e seus produtos?

Acesse a aba “onde me certificar” no topo do site e tenha acesso a recursos valiosos para você mergulhar de cabeça nessa área tão promissora!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Tags:

Categoria: Carreira, Certificação

Sobre o autor ()

Comments (67)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Marcel disse:

    Ola Vinicius

    Sou totalmente leigo no assunto , mas gostaria muito de entrar nessa área ,minha experiencia proficional acho q ñ se aplica a nenhum dos módulos ,então como eu faço para engressar no SAP ?

  2. Leonardo Santos disse:

    Olá amigo! Tenho interesse de entrar nessa área, sou formado em Ciências Contábeis, e trabalhei 2 anos como Consultor Funcional de Oracle, hoje estou na Austrália estudando inglês e pretendo fazer um curso de SAP por aqui e voltar.
    Você conhece alguma escola de SAP por aqui? E se eu fizer o curso aqui o certificado vale no Brasil também.
    Muito Obrigado.

  3. Jean disse:

    Olá Vinicius,

    Sou formado em TI, tenho ingles fluente, espanhol basico e há três anos trabalho em uma empresa com SAP na área de Supply Chain! Tenho treinamentos internos e experiencia com a ferramenta (sou usuário diário de SAP destinado a Logistica) em vário setores da área.

    Caso eu me certitifque em SAP, eu posso me considerar apto no mercado de trabalho para ser um consultor SAP? Tenho mais chances por conhecer e trabalhar com a ferramenta?

  4. Jose Almeida disse:

    Estou precisando de CONSULTOR SAP HR Junior. Desejável academia, porem não imprescindível.

  5. joice disse:

    Quero muito ingressar nessa área, não tenho a formação e tb não tenho referencias por onde começar.
    se alguém poder dar uma ajuda, agradeço.
    sou assistente financeiro e estudante de ciências contábeis.

  6. joice disse:

    Se for possível aprender na prática, estou disposta a me dedicar ao aprendizado. desde já agradeço

  7. Erik disse:

    Vinnicius, sou estudante de RH e gostaria qual curso específico você me indicaria para me dar bem no mercado de trabalho? E como posso me tornar um consultor em SAP?
    Grato!

  8. Fernando disse:

    O mercado de junior está em baixa mesmo, esse início de ano os investimentos estão a zero. Quem está pensando em investir uma grana pesada em SAP pode se decepcionar. Sugiro muito mais, buscar experiência em uma empresa que trabalhe com SAP e depois partir para uma certificação e sim a consultoria.

    Não façam academia, será um investimento que não será recompensado como a SAP promete. Palavras de quem fez.

    Mas se você já atua com SAP à anos, sabe tudo e apenas quer melhorar suas oportunidades, busque a certificação como o complemento necessário.

  9. Luciano disse:

    Oi a todos, estou procurando material para estudo de HR (PA)(PD). Alguém sabe onde consigo esse material?

    Obrigado.

  10. Eduardo disse:

    Eu trabalhei durante 5 anos com o sistema SAP conheço a fundo a Lógica do sistema na área de suprimentos e manutenção, queria saber como posso virar um consultor de SAP

  11. roberto carlos disse:

    Consultor SAP eh uma comoditie, um produto a ser vendido no cliente, nao adianta Saber tudo de processos o cliente tem seus funcionarios que sabem tudo a respeito do processo da empresa. O cliente compra somente um Senior e nunca um jr. FATO sempre FATO. Com Toda honra e toda gloria agora e para sempre NA UNIDADE DE TODAS AS CONSULTORIAS….

  12. Farias disse:

    Boa noite Vinicios
    Por gentileza tire minha duvida. Estou pagando o curso de SAP SD, porém ainda não comecei, você acha que antes da inicialização do curso SAP tenho que fazer o ABAP para não ficar perdido, eu não trabalho em nenhuma área de TI ( ou você me indica outro? Me ajude.
    Desde já agradeço!

  13. Vinicius disse:

    @Farias, desculpe, minha área não é essa (ERP SAP), mas pelo que sei, o ABAP é para quem deseja programar, sendo portanto um curso que não recomendo para quem não tem um nível adequado de conhecimento em TI, especialmente disciplinas ligadas a programação de softwares.

    abs!

Deixe sua Resposta

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com