Conheça mais sobre a carreira de TI e saiba como se preparar para o vestibular

exame-curso-ti-vestibular-sucesso

Ser aprovado no vestibular requer planejamento e disciplina por parte do estudante. Não adianta apenas frequentar as aulas do colégio ou cursinho preparatório. É necessário montar uma rotina de estudos para conseguir contemplar a extensa gama de conteúdos exigida nos exames.

O desafio de ingressar em uma boa universidade e escolher qual carreira seguir é grande, principalmente por acontecer em uma fase da vida repleta de questionamentos. Na adolescência e início da juventude, a personalidade do estudante ainda está se formando. Por isso, muitos sentem dificuldade em assumir responsabilidades em relação aos estudos e definir a área na qual desejam atuar.

Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, o interesse por carreiras relacionadas à Tecnologia da Informação está crescendo exponencialmente. Existe uma demanda crescente de empresas interessadas em contar com profissionais especializados neste setor. Entre as opções está o curso de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação – TI, que prepara o profissional para garantir a segurança de sistemas de informatizados, gerenciar bancos de dados e programar softwares, por exemplo.

Por se tratar de um ramo da sociedade que está em constante transformação, preparar-se para um curso de TI envolve, além dos estudos convencionais, estar sempre atualizado com as novas tendências. Fique de olho nos aplicativos mais comentados, leia revistas e sites especializados como o Gizmodo e participe de encontros e fóruns que discutem tecnologia.

Seguir algumas dicas e aliá-las a uma boa dose de organização irá ajudá-lo a conquistar seu objetivo.

  • Plano de estudos

Arregace as mangas e monte uma grade de estudos, dividindo os dias da semana e os horários. É importante exercitar os assuntos vistos nas aulas – de preferência no mesmo dia ou pouco tempo depois. Esta estratégia ajuda o aluno a não deixar a disciplina atrasada e a absorver bem o conteúdo, ainda com a memória fresca.

  • Concentração

Ter um local de estudos adequado ajuda muito. A biblioteca ou sala de estudos do colégio/cursinho são os locais mais indicados, já que estão longe de ruídos e distrações.

  • Seja criativo

Existem maneiras interativas de se preparar para o vestibular, que propiciam ao aluno sair um pouco da rotina de livros e apostilas. Neste quesito, a internet é uma mina de ouro. Uma das opções é o site Descomplica, onde é possível acessar vídeoaulas de diferentes disciplinas.

  • Fique “íntimo” das provas

Outra dica importante é resolver o maior número de questões possível. Estar familiarizado com o tipo de exercício que você vai encontrar é fundamental para chegar “cascudo” na hora do vestibular e evitar surpresas.

  • Descanse

Recarregar as energias é tão importante quanto estudar. Ninguém consegue render bem estando cansado. Praticar exercícios físicos também é importante para aliviar as tensões.

 IMPORTANTE: Este excelente artigo que você acabou de ler não foi escrito por mim, mas é uma contribuição de Roberto Costa, leitor que nos dá o prazer de sua visita por aqui. Muito obrigado, Roberto pela disposição em compartilhar seu tempo e conhecimento com os 15.000 visitantes que passam por aqui todos os meses! 🙂

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails