Comunicação com o chefe: como anda a sua?

Como é sua relação com seu chefe?  Não, a questão não é ser puxa-saco, isso é completamente diferente, mas em relação ao seu trabalho, como tem interagido com seus superiores? Veja como isso pode afetar o retorno financeiro que você dá à sua empresa (e claro, seu emprego) :

Uma pesquisa realizada pela IBM e o MIT (Massachusetts Institute of Technology) com os consultores da IBM em relação ao networking social no ambiente de trabalho mostra que os consultores que mais se comunicam com seus superiores tendem a gerar resultados financeiros mais positivos do que os demais.

O valor financeiro dos relacionamentos

Inclusive eles conseguiram mensurar financeiramente a interação via email entre gerentes e subordinados, chegando a um valor médio de U$588 de faturamento por mês. Grandes companhias como a Microsoft, Yahoo! e IBM tem contratado antropólogos, economistas e cientistas sociais para analizar e mensurar o valor das conexões em redes sociais na vida de um pessoa, seja no ambiente de trabalho ou fora dele.

relations

Como foi feita a análise:

Foram utilizadas fórmulas matemáticas para análise do tráfego de email, address books e a lista de colegas de 2.600 consultores da IBM no decorrer de um ano. Com esses dados em mãos cruzaram os padrões encontrados na comunicação com as performances individuais, chegando assim ao valor financeiro.

Concluíram que consultores com fracas ligações com seus gerentes produziram em média U$98 a menos que a média.

O objetivo desse tipo de estudo, segundo a IBM, é a melhor compreensão do trabalho em equipe, inovação e transmissão de conhecimentos e idéias por toda a companhia, e o desenvolvimento de métodos melhorar essas relações.

 Ás vezes nos isolamos em nosso canto, desenvolvendo nosso trabalho e pouco falamos com nossos superiores, ou por temer o rótulo injusto de puxa-saco ou por retração natural inerente à personalidade de cada um. O problema é que a falta de sintonia com os superiores geram fracas ligações e demonstram deficiência de trabalho em equipe (afinal não só os colegas mas a gerência também faz parte da equipe!).

A relação de resultado positivo para a empresa não tem a ver com ir às festinhas promovidas pelo chefe em sua casa ou convidá-lo para ser padrinho do seu filho, mas manter um canal ativo de comunicação das atividades em execução bem como de novas idéias que agreguem valor à organização, e não aparecer somente “quando a casa cai”, para dar notícia ruim…coisas tipo “não vai dar para entregar isso amanhã”, ditas em cima da hora, tem de ser evitadas.

Procure construir uma boa imagem, de parceria, com sua gerência. Se a imagem atual é negativa, de alguém que raramente aparece e quando aparece é para dar notícia ruim, pode ser que ainda há tempo de revertê-la. Pode até começar agora.

E você, como mantém relação com seus superiores?

A pesquisa foi divulgada pelo TopTechNews (em inglês)

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Nenhuma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais