Computação voluntária: Seu PC fazendo a diferença

Talvez você se considere tão ocupado que não possa participar de ações voluntárias que possam contribuir para um mundo melhor. Então o que acha de ajudar num projeto mundial que pode ter grandiosos objetivos como pesquisas no combate à AIDS ou ao câncer, e tudo isso sem ter que fazer nada a não ser disponibilizar o tempo ocioso de seu PC?

Como eles fazem isso?

pequenos pacotes de dados são enviados a cada computador participante do projeto ao redor do mundo e processados e devolvidos pela internet.

Ah, mas seu computador é muito lento?

Você pode fazer essa grande contribuição paraa humanidade sem que o desempenho de seu computador seja prejudicado: o processamento é feito em momento de ociosidade da máquina.

Acelere as pesquisas em prol da humanidade

Isso mesmo, com esse tipo de computação (em grid), o custo de processamento é reduzido bem como o tempo caso fosse necessário adquirido um serviço pago de computação desse porte

Case de sucesso:

Veja esse resultado impressionante da combinação da capacidade de processamento de computadores pessoais: O projeto World Community Grid já registrou mais de 1 milhão de computadores que realizaram, nos últimos quatro anos, o equivalente a 188 mil anos de processamento de dados em diversas áreas (conforme divulgado na Globo.com em 06/10).

Quero participar, como faço?

Além dos projetos da World Community Grid, há outras instituições que oferecem projetos de pesquisas nas mais diferentes áreas de interesse, seja ela games, biologia, criptografia, física, astronomia e muitas outras. Acesse este link na Wikipedia e tenha acesso a uma vasta de gama de informações sobre o assunto. Escolha a sua e mão à obra!

Quanto à segurança e restrições para participar…

Cada instituição tem suas regras, acesse o site do proejto que interesse e verifique as condições para participar, que podem incluir poder de processamento, tempo mínimo de inatividade entre outras. E claro, dique atento à idoneidade do serviço, não vá simplesmente por uma indicação de alguém para não acabar hospedando processamento malicioso em seu computador.

O grande avanço da criptografia tem seu mérito em computação distribuída. voluntária..imagine o mundo hoje sem esse grande avanço na segurança de dados? Como disse Edmund Burke:

Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada

E então, o que acha de fazer o seu mundo um pouco melhor?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Nenhuma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!