Profissional de TI: Como Imigrar para Ontário (Canadá) Com ou Sem Emprego: Passo a Passo

Compartilhe isto com seus amigos!

E aí, já pensou em imigrar para Ontário, no Canadá, como profissional de TI qualificado? Você tem duas opções: com emprego garantido e sem. Cada programa, detalhado nas opções 1 e 2 abaixo, tem suas peculiaridades, mas não se assuste: milhares de pessoas imigram para cá todos os anos (sim, moro no Canadá há 5 anos) e por que você não pode ser o próximo em breve?

As vezes você pode ter tudo o que precisa mas não tem todas as informações e também não tem nem ideia por onde começar, por isso mesmo me dei o trabalho de detalhar tudo passo a passo aqui pra você.

Opção 1: Imigrar com emprego GARANTIDO (Job Offer)

Conheça o Ontario Immigrant Nominee Program (OINP). Este programa, através do “Employer Job Offer Stream” visa oferecer uma autorização para trabalhadores que tenham uma proposta de emprego de uma empresa em Ontário, no Canadá.

Para poder aplicar de dentro do PNP Express Entry Stream, você precisará criar seu perfil no Express Entry e atingir os critérios mínimo de elegibilidade. Veja que você pode aplicar offline, preenchendo uma boa papelada, mas o processo PNP Express Entry Stream, feito online, tende a ser muito mais rápido.

Segundo o governo canadense, o processo completo desde a nominação (Autorização) da província até a emissão do visto de residente permanente pode durar 6 meses ou até menos, um prazo impensável para há alguns anos atrás.

Veja como você pode ser elegível nesse processo de imigração para a província de Ontário:

  • O profissional precisa estar cadastrado no Express Entry.
  • Precisa ter uma proposta de emprego de período integral e permanente (não pode ser trabalho temporário) válida de um empregador da província de Ontário.
  • Note que, para que a empresa possa te dar uma proposta de trabalho válida, ela terá que provar que fez o esforço necessário para tentar encontrar profissionais nesse perfil dentro da província, que sejam cidadãos canadenses ou já tenham o direito de residência permanente. Isto é provado por meio de anúncios no mercado de trabalho, levando-se em conta os meios de divulgação utilizados e o tempo em que as vagas ficaram abertas sem serem preenchidas.
  • A profissão precisa estar na categoria National Occupational Classification (NOC)  0, A ou B (este é o link do site do NOC)
  • O salário oferecido deve estar na média de salários para profissionais do mesmo perfil na província. O site Job Bank, do Governo canadense apresenta uma seção chamada “Explore Careers” no link Job Bank – Explore Careers. Lá você será capaz de ver o salário médio por hora para sua profissão organizado por Província.
  • Precisa de pelo menos 2 anos de experiência na função na qual deseja trabalhar nos últimos 5 anos imediatamente anterior a data de aplicação ao processo de imigração, além de a experiência ter que ser cumulativa baseada no mesmo NOC que a posição de emprego desejada.

Por exemplo, se você é analista de banco de dados:

Encontre seu NOC aqui no site do National Occupation Code: Veja como proceder após acessar a página:

Ao rolar para baixo na página, você vai encontrar uma caixa de digitação chamada “Filter Items”. Digite a palavra-chave em inglês relacionada com sua função. Por exemplo, como sou DBA de profissão, posso colocar a palavra-chave “database”, ao dar ENTER, aparecerá na lista:

2172       Database analysts and data administrators

Após clicar sobre este item, aparecerá os exemplos de títulos de função relacionados aquela palavra-chave, e o meu está lá: database administrator (DBA):

Example Titles

  • data administrator
  • database administrator (DBA)
  • database analyst
  • database architect
  • data custodian
  • data dictionary administrator
  • data warehouse analyst
  • technical architect – database

Veja que você pode se candidatar no processo de imigração se já estiver no Canadá, mas precisa estar legalmente no país como turista, visto de trabalho ou de estudos.

Não basta você cumprir seus requisitos, a empresa também tem seus próprios requisitos a cumprir para poder ter o direito de trazer imigrantes de fora do país ou da província.

Veja o que a empresa deve ter para se qualificar como um empregador nesse processo:

  • Tem que estar ativa no mercado por no mínimo 3 anos
  • Tem que ter um local físico na província de Ontário, onde você deverá trabalhar
  • Tem que estar alinhado a toda legislação do mercado de trabalho canadense

Se você for trabalhar na grande região de Toronto (GTA – Grater Toronto Area), a empresa precisa:

No mínimo $1 milhão de receita bruta no ano fiscal, depois dos impostos, e pelo menos 5 funcionários a tempo integral e que são cidadãos canadenses ou residentes permanentes trabalhando no mesmo site que você.

Se o emprego é fora da GTA (Great Toronto Area), a receita líquida exigida da empresa anualmente cai para $500 mil dólares e o números de funcionários cai para três, mantidas as condições de status desses no ítem anterior.

O conceito de uma proposta de trabalho a tempo integral e permanente  é aquele que não tem data para acabar e compreende uma jornada de pelo menos 1560 horas pagas num período de 12 meses com um mínimo de 30 horas por semana.

Além do mais, empregos que não exigem o funcionário fisicamente no site (trabalho remoto) não são considerados, assim como trabalhos de meio período, sasonais, subcontratados ou os que são dono do negócio (trabalham por conta).

Atenção, esse processo não é de graça:

Antes de concluir a aplicação online, você (ou seu empregador, geralmente) terá que pagar a taxa de $2000 dólares canadenses no processo de imigração se o emprego for dentro da GTA (Great Toronto Area) ou $1500 dólares, se for fora.

 

Opção 2: Imigrar sem emprego – apenas com base na qualificação do perfil

Sem emprego? Nem tudo está perdido! 🙂 Conheça o Ontario Immigrant Nominee Program (OINP). Este programa, através do “Express Entry Human Capital Priorities Stream” visa permitir que se imigre para o Canadá com base nas suas qualificações apenas, ainda que não tenha uma proposta de emprego de uma empresa na província de Ontário.

Existem algumas diferenças em relação a quando você já tem o contrato de emprego em mãos. Claro que  para se qualificar no processo, existem algumas condições a preencher. Aqui vão elas:

1 – Você precisa ter seu perfil no Express Entry, como na primeira opção acima e precisa se qualificar através do programa Federal Skilled Worker Program (FSWP) ou o Canadian Experience Class (CEC). A diferença básica entre esses dois é que no segundo, baseia-se na experiência que você conquistou em solo canadense.

2- O OINP procura entre os candidatos do Express Entry, os que atendem aos seguintes critérios estabelecidos pelo programa Express Entry Human Capital Priorities:

2.1 – 1 ano de experiência profissional no NOC específico nos últimos 5 anos;

2.2 – Diploma universitário de no mínimo Bacharel, equivalente ou superior
Se seu diploma é de fora do Canadá, você precisará do Educational Credential Assessment (ECA) atestando a compatibilidade da sua escolaridade com o exigido no processo. Saiba mais sobre como pedir a avaliação do seu diploma neste link.

2.3 – Ter atingido um nível 7 (CLB – Canadian Language Benchmark) de idioma francês ou inglês

Testes aceitos: International English Language Testing (IELTS) (General Training Test only) ou Canadian English Language Proficiency, Index Program (CELPIP) (General Test only) para test do Inglês e o Test d’Évaluation de Français (TEF) para o teste de francês.

Todos esses testes devem ter sido feitos no máximo nos dois últimos anos da aplicação ao processo de imigração.

2.4 – Ter uma quantidade mínima de dinheiro para se manter no país

No caso de já se ter uma proposta de emprego, você pode apresentar apenas o contrato caso o valor que receba seja suficiente para arcar seu custo incluindo das pessoas que irão com você. No caso de não ter um emprego em mãos, você precisará de uma certa quantia de dinheiro, mais informações neste link: Prova de fundos financeiros para imigrar para o Canadá

Em ambos os casos, você ainda deverá apresentar os extratos bancários dos últimos seis meses para avaliação no processo, portanto cuidado com suas finanças, especialmente nesse período do processo.

2.5 – Intenção explícita de morar em Ontário

Neste ítem vale tudo que possa significar algum vínculo com a província. É apresentado uma lista de ítems mas não se limita a ela, segundo o prórprio texto, portanto, seja criativo. Voluntariados, relações familiares, associações e afiliações profissionais e até mesmo entrevistas de emprego que tenha feito ou visitas a turismo pela província.

2.6 – Um mínimo de 400 pontos no ranking do Express entry (Comprehensive Ranking System);

2.7 – Se você está aplicando através do Federal Skilled Worker Program (FSWP), vai precisar atingir no mínimo 67 pontos nos 6 fatores de seleção, os quais são:
1. English and/or French skills – máximo 28 pontos
2. Education – máximo 25 pontos
3. Experience – máximo 15 pontos
4. Age – máximo 12 pontos
5. Arranged employment in Canada – máximo 10 pontos
6. Adaptability – máximo 10 pontos

Quanto aos documentos de comprovação do seu perfil, como certificados de escolaridade entre outros, lembre-se que precisa de tradução juramentada caso os documentos não estejam em inglês ou francês, além de cópias dos originais.

Se seu perfil for escolhido, você receberá o NOI (Notification of Interest) de Ontário através do seu perfil do Express Entry. Com o NOI em mãos, você então pode aplicar para o OINP através do programa Human Capital Priorities. Ao receber o NOI, você pode submeter sua aplicação ao Human Capital Priorities Stream através deste link

Pagamento da Taxa de Processamento

Ao aplicar, terá uma taxa salgada para pagar, mas faz parte do processo, então vai preparando o bolso: $1500 dólares canadenses e que somente podem ser pagos via cartão de crédito internacional (VISA ou MasterCard). Somente depois de pagar é que seu processo começará a ser analisado.

O tempo médio de processamento do seu pedido pode variar, então fique ligado nas atualizações aqui neste página, sugiro colocá-la em seus favoritos do seu browser:
Tempo médio de processamento do pedido de imigração – Ontário PNP

Atenção: Você terá um prazo de apenas 45 dias para aplicar após o recebimento da notificação. Se seu processo for aprovado, você receberá uma carta do OINP indicando que você foi selecionado e a partir daí, terá 30 dias para aceitar a nominação através do seu perfil no sistema do Express Entry.

A nominação lhe dará 600 pontos adicionais no ranking e você receberá o convite para aplicar para a residência permanente no Canadá. Em seguida, terá 90 dias para enviar sua aplicação com toda a documentação e demais informações requeridas.

 

 

Geral – Para ambas as opções

 

 

Ah, e se você quiser desistir do processo uma vez que já pagou, tem jeito?

Um processo de imigração tem que ser uma coisa muito pensada, mas sabemos que mesmo assim algumas eventualidades acontecem, que podem nos forçar a desitir dos nosso planos.

Você pode escolher desistir da sua aplicação se já tiver aplicado e recuperar seu dinheiro de volta caso a análise do seu processo não tenha sido iniciada ainda – ah sim, ninguém trabalha de graça, né ?! 🙂

Nos casos em que sua aplicação for reprovada, o reembolso não ocorre, porém você pode fazer um pedido de reconsideração da sua aplicação ao enviar um email (único meio de comunicação aceito nesse caso) para reconsiderations@ontario.ca no prazo de 30 dias após receber o aviso negativo se acreditar que o resultado da reprovação foi injusto.

Dessa forma, seu processo será reavaliado por outra pessoa, e se mesmo assim for reprovado, aí meu amigo, sem chances, não haverá mais recurso.

Parabens, sua aplicação foi APROVADA ! – Mas calma, segure o champanhe aí, não acabou ainda!

Neste caso, você receberá uma carta de Nominação juntamente com o documento de confirmação OINP e poderá então aplicar para o processo de residência permanente junto ao IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) dentro do período de no máximo seis meses depois de receber a aprovação (seja tendo emprego garantido ou não). Atenção para não perder o prazo, será muito difícil conseguir que seja prorrogado

Note que ainda que tenha a confirmação de aprovação, isto ainda não significa que a residência permanente está garantida.

Você terá ainda exames médicos, análise de antecedentes criminais, verificação de fundos financeiros para se sustentar no Canadá  e outras questões que o departamento de imigração canadense irá verificar no seu processo, então não conte vitória ainda, mas pode ficar confiante sim, neste ponto você estará muito, mas muito perto mesmo de receber sua autorização para fazer as malas e embarcar com seu emprego garantido.

Relaxe – Seu pedido está sendo processado…

O processamento do seu visto de residência permanente pode tomar um tempo muito variável pois há muita complexidade envolvida na análise de cada processo.

Por exemplo, se você morou ou visitou outros países depois dos 18 anos por 6 meses ou mais (independente se por meses consecutivos ou não), você terá que conseguir um certificado de nada-consta da polícia federal daquele(s) países. A dificuldade de comprovação da experiência profissional pode ser outro ponto complexo, para dar mais um exemplo, mas você já entendeu como funciona a coisa.

Portanto, o tempo médio de processamento do seu pedido pode variar, então fique ligado nas atualizações aqui neste página, sugiro colocá-la em seus favoritos do seu browser:
Tempo médio de processamento do pedido de imigração – Ontário PNP

Após ter o pedido de visto de residente permanente aprovado, solicitarão para que você envie o passaporte e claro, que pague mais uma taxa.

Essa é a de direito ao visto de residente permanente, que no momento em que escrevo este artigo está em aproximadamente $1000 dólares canadenses. Em seguida você deverá receber o Confirmation of Permanent Residence (COPR) e o seu visto de residente permanente, ambos documentos que você obrigatoriamente terá que portar antes de embarcar rumo ao Canadá.

Finalmente! Agora pode estourar a champanhe, comemorar !!!

E então, ficou animado e sonha em viver e trabalhar legalmente num país de primeiro mundo como o Canadá? Então cadastre-se abaixo para saber exatamente como você deve fazer para chegar lá 😉

[thrive_leads id=’411520′]

Bem, você deve estar se perguntando como arrumar um emprego no Canadá, alguma empresa que possa patrocinar sua ida, certo? Você pode começar sua busca por aqui: 10 portais de Emprego no Canadá: Sua oportunidade pode estar aqui

Você pode aprender mais sobre o Express Entry, citado neste artigo, ao clicar no link Imigração a Jato para o Canadá – Passo a Passo Rumo a sua Conquista do Primeiro Mundo – Parte 1.

Antes de aplicar para o processo de imigração com visto de trabalho para a província de Ontário, acesse o site do Ontário Immigrant Nominee Program (OINP), pois as regras podem mudar a qualquer momento e sem prévio aviso.

Boa sorte na sua jornada, conte comigo no que precisar !

PS: Este artigo está sujeito a sofrer atualizações de tempos em tempos dada a dinâmica com que esses processos mudam. Coloque-o em seus favoritos para não perder as próximas novidas 😉

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!