Profissional de TI: Como Imigrar para Ontário – Canadá: Passo a Passo

E aí, já pensou em imigrar para Ontário, no Canadá, como profissional de TI qualificado? Então conheça o Ontario Immigrant Nominee Program (OINP). Este programa, através do “Employer Job Offer Stream” visa oferecer uma autorização para trabalhadores que tenham uma proposta de emprego de uma empresa no Canadá.

Para poder aplicar de dentro do PNP Express Entry Stream, você precisará criar seu perfil no Express Entry e atingir os critérios mínimo de elegibilidade. Veja que você pode aplicar offline, preenchendo uma boa papelada, mas o processo PNP Express Entry stream, feito online, tende a ser muito mais rápido.

Segundo o governo canadense, o processo completo desde a nominação (Autorização) da província até a emissão do visto de residente permanente pode durar 6 meses ou até menos, um prazo impensável para há alguns anos atrás.

Veja como você pode ser elegível nesse processo de imigração para a província de Ontário:

  • O profissional precisa estar cadastrado no Express Entry.
  • Precisa ter uma proposta de emprego de período integral e permanente (não pode ser trabalho temporário) válida de um empregador da província de Ontário. Note que, para que a empresa possa te dar uma proposta de trabalho válida, ela terá que provar que fez o esforço necessário para tentar encontrar profissionais nesse perfil dentro da província, que sejam cidadãos canadenses ou já tenham o direito de residência permanente. Isto é provado por meio de anúncios no mercado de trabalho, levando-se em conta os meios de divulgação utilizados e o tempo em que as vagas ficaram abertas sem serem preenchidas.
  • A profissão precisa estar na categoria National Occupational Classification (NOC)  0, A ou B (este é o link do site do NOC)
  • O salário oferecido deve estar na média de salários para profissionais do mesmo perfil na província. O site Job Bank, do Governo canadense apresenta uma seção chamada “Explore Careers” no link Job Bank – Explore Careers. Lá você será capaz de ver o salário médio por hora para sua profissão organizado por Província.
  • Precisa de pelo menos 2 anos de experiência na função na qual deseja trabalhar nos últimos 5 anos imediatamente anterior a data de aplicação ao processo de imigração, além de a experiência ter que ser cumulativa baseada no mesmo NOC que a posição de emprego desejada.

Por exemplo, se você é analista de banco de dados:

Encontre seu NOC aqui no site do National Occupation Code: Veja como proceder após acessar a página:

Ao rolar para baixo na página, você vai encontrar uma caixa de digitação chamada “Filter Items”. Digite a palavra-chave em inglês relacionada com sua função. Por exemplo, como sou DBA de profissão, posso colocar a palavra-chave “database”, ao dar ENTER, aparecerá na lista:

2172       Database analysts and data administrators

Após clicar sobre este item, aparecerá os exemplos de títulos de função relacionados aquela palavra-chave, e o meu está lá: database administrator (DBA):

Example Titles

  • data administrator
  • database administrator (DBA)
  • database analyst
  • database architect
  • data custodian
  • data dictionary administrator
  • data warehouse analyst
  • technical architect – database

Veja que você pode se candidatar no processo de imigração se já estiver no Canadá, mas precisa estar legalmente no país como turista, visto de trabalho ou de estudos.

Não basta você cumprir seus requisitos, a empresa também tem seus próprios requisitos a cumprir para poder ter o direito de trazer imigrantes de fora do país ou da província.

Veja o que a empresa deve ter para se qualificar como um empregador nesse processo:

  • Tem que estar ativa no mercado por no mínimo 3 anos
  • Tem que ter um local físico na província de Ontário, onde você deverá trabalhar
  • Tem que estar alinhado a toda legislação do mercado de trabalho canadense

Se você for trabalhar na grande região de Toronto (GTA – Grater Toronto Area), a empresa precisa:

No mínimo $1 milhão de receita bruta no ano fiscal, depois dos impostos, e pelo menos 5 funcionários a tempo integral e que são cidadãos canadenses ou residentes permanentes trabalhando no mesmo site que você.

Se o emprego é fora da GTA (Great Toronto Area), a receita líquida exigida da empresa anualmente cai para $500 mil dólares e o números de funcionários cai para três, mantidas as condições de status desses no ítem anterior.

O conceito de uma proposta de trabalho a tempo integral e permanente  é aquele que não tem data para acabar e compreende uma jornada de pelo menos 1560 horas pagas num período de 12 meses com um mínimo de 30 horas por semana.

Além do mais, empregos que não exigem o funcionário fisicamente no site (trabalho remoto) não são considerados, assim como trabalhos de meio período, sasonais, subcontratados ou os que são dono do negócio (trabalham por conta).

Atenção, esse processo não é de graça:

Antes de concluir a aplicação online, você (ou seu empregador, geralmente) terá que pagar a taxa de $2000 dólares canadenses no processo de imigração se o emprego for dentro da GTA (Great Toronto Area) ou $1500 dólares, se for fora.

Ah, e se você quiser desistir do processo uma vez que já pagou, tem jeito?

Um processo de imigração tem que ser uma coisa muito pensada, mas sabemos que mesmo assim algumas eventualidades acontecem, que podem nos forçar a desitir dos nosso planos.

Você pode escolher desistir da sua aplicação se já tiver aplicado e recuperar seu dinheiro de volta caso a análise do seu processo não tenha sido iniciada ainda.

Nos casos em que sua aplicação for reprovada, o reembolso não ocorre, porém você pode fazer um pedido de reconsideração da sua aplicação ao enviar um email (único meio de comunicação aceito nesse caso) para reconsiderations@ontario.ca no prazo de 30 dias após receber o aviso negativo se acreditar que o resultado da reprovação foi injusto.

Dessa forma, seu processo será reavaliado por outra pessoa, e se mesmo assim for reprovado, aí meu amigo, sem chances, não haverá mais recurso.

Parabens, sua aplicação foi APROVADA ! – Mas calma, segure o champanhe aí, não acabou ainda!

Neste caso, você receberá uma carta de Nominação juntamente com o documento de confirmação OINP e poderá então aplicar para o processo de residência permanente junto ao IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) dentro do período de no máximo seis meses depois de receber a aprovação.Atenção para não perder o prazo, será muito difícil conseguir que seja prorrogado

Note que ainda que tenha a confirmação de aprovação, isto ainda não significa que a residência permanente está garantida.

Você terá ainda exames médicos, análise de antecedentes criminais, verificação de fundos financeiros para se sustentar no Canadá  e outras questões que o departamento de imigração canadense irá verificar no seu processo, então não conte vitória ainda, mas pode ficar confiante sim, neste ponto você estará muito, mas muito perto mesmo de receber sua autorização para fazer as malas e embarcar com seu emprego garantido.

Relaxe – Seu pedido está sendo processado…

O processamento do seu visto de residência permanente pode tomar um tempo muito variável pois há muita complexidade envolvida na análise de cada processo.

Por exemplo, se você morou ou visitou outros países depois dos 18 anos por 6 meses ou mais (independente se por meses consecutivos ou não), você terá que conseguir um certificado de nada-consta da polícia federal daquele(s) países. A dificuldade de comprovação da experiência profissional pode ser outro ponto complexo, para dar mais um exemplo, mas você já entendeu como funciona a coisa.

Após ter o pedido de visto de residente permanente aprovado, solicitarão para que você envie o passaporte e claro, que pague mais uma taxa.

Essa é a de direito ao visto de residente permanente, que no momento em que escrevo este artigo está em aproximadamente $1000 dólares canadenses. Em seguida você deverá receber o Confirmation of Permanent Residence (COPR) e o seu visto de residente permanente, ambos documentos que você obrigatoriamente terá que portar antes de embarcar rumo ao Canadá.

Finalmente! Agora pode estourar a champanhe, comemorar !!!

E então, ficou animado e sonha em viver e trabalhar legalmente num país de primeiro mundo como o Canadá? Então cadastre-se abaixo para saber exatamente como você deve fazer para chegar lá 😉

Quer aprender mais sobre como Imigrar?

​Então cadastre-se abaixo agora!

Bem, você deve estar se perguntando como arrumar um emprego no Canadá, alguma empresa que possa patrocinar sua ida, certo? Você pode começar sua busca por aqui: 10 portais de Emprego no Canadá: Sua oportunidade pode estar aqui

Você pode aprender mais sobre o Express Entry, citado neste artigo, ao clicar no link Imigração a Jato para o Canadá – Passo a Passo Rumo a sua Conquista do Primeiro Mundo – Parte 1.

Antes de aplicar para o processo de imigração com visto de trabalho para a província de Ontário, acesse o site do Ontário Immigrant Nominee Program (OINP), pois as regras podem mudar a qualquer momento e sem prévio aviso.

Boa sorte na sua jornada, conte comigo no que precisar !

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails