Como Fazer um Currículo Customizado Rapidamente para Conquistar o Recrutador

Um dos grandes erros dos candidatos que enviam o currículo para uma determinada vaga de emprego é a falta de customização.

O recrutador entra em contato com o candidato pedindo o currículo atualizado este, por sua vez, corre no email, disco rígido ou qualquer outro lugar para procurar aquela última versão do documento na ânsia de atender ao recrutador rapidamente.

Após achá-la (geralmente com muito custo), corre para enviá-lo sem ao menos investir algum tempo para revisão e customização.

O resultado é um currículo genérico, igual aos milhares que os recrutadores recebem todos os dias – e descartam – e aquele será apenas mais um nesse monte de currículos que não mostram identificação nenhuma com a vaga.

Algumas pessoas, por outro lado, até chegam a customizar algo, mas o fazem de uma forma não muito produtiva, o que aumenta enormemente os riscos de erros. Veja se não é o seu caso:

Elas costumam manter somente uma versão do currículo, onde vão alterando e customizando vez por outra. A chance de ocorrer erros nesse processo é grande (erros de ortografia e semântica), uma vez que o mesmo arquivo vai sofrendo constantes e pequenas alterações para acomodar os mais diferentes tipos de empresas, culturas e posições.

Além de dar mais trabalho fazer dessa forma, você está correndo muito mais riscos de cometer uma tremenda gafe no currículo, que em poucos segundos será percebida pelos olhos atentos da recrutadora. O resultado, você já sabe: currículo ignorado.

Clique abaixo para aprender como Fazer Seu Currículo: CheckList Grátis com 60 Ajustes Rápidos no CV:

Como Fazer Seu Currículo: CheckList Grátis com 60 Ajustes Rápidos no CV

Acontece que dá muito mais trabalho customizar um currículo para a empresa e vaga “B”, que já foi customizado para uma empresa e vaga “A”.

Minha recomendação é: tenha um currículo genérico num arquivo separado, com todas as suas habilidades, experiências e conhecimentos detalhados em todas as empresas que já trabalhou.

Em seguida, crie uma cópia desse arquivo e customize-a para a vaga em questão, removendo seções e dados não pertinentes e personalizando-o para que bata com os requisitos da vaga na medida do possível.

Desta forma você vai ter, por exemplo, arquivo nomeado como curriculo_Vinicius_geral (arquivo “mestre”, com todas as suas experiências, conhecimentos e habilidades) e curriculo_Vinicius_VagaA, para aquela vaga específica, e  assim por diante.

Você vai perceber como seu esfoço em customizar seu currículo vai cair consideravelmente, podendo assim enviar seu currículo mais rápido para a vaga.

E o mais importante, com um currículo customizado, a recrutadora vai perceber que você se deu o trabalho de buscar adequação do seu perfil para a vaga, o que sugere que você não está apenas mandando mais um currículo por aí em busca de um ganha-pão qualquer , mas sim de que você realmente está interessado naquela oportunidade.

Ao mostrar um interesse genuíno pela oportunidade, você desbanca muitos outros candidatos, pois as empresas sabem que pessoas interessadas em mais do que um salário e pacote de benefícios tem mais chance de continuar por mais tempo no emprego – sim, elas odeiam rotatividade e isso custa uma fortuna para elas todos os anos.

Fica a dica: gaste algumas horas a mais para customizar seu currículo, e vai ver como seu esforço vai se pagar logo adiante, se traduzindo em mais entrevistas!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails