Como errar pode fazer bem na sua carreira profissional

errar-aprender-carreira-profissional-sucesso

Errar faz parte do processo de aprendizado do ser humano desde a infância. Não apenas faz parte, mas é sobretudo um dos ingredientes essenciais para a receita do sucesso. Por que para você ser bem sucedido na carreira profissional, tem que ousar, arriscar, enfrentar o desconhecido, as situações mais adversas. E é natural nesse processo, que caiamos, tropeçamos ou simplementes tenhamos que mudar de rota, portanto, como não errar nessas circunstâncias?

Albert Einstein uma vez afirmou que…

“qualquer pessoa que nunca cometeu um erro, nunca tentou algo novo”.

O erro é amigo do inédito, do ousado, do inesperado, mas não para desencorajá-lo, destruí-lo, pelo contrário, para lapidá-lo.

Anthony Robbins, um dos mais famosos coach de carreira do mundo diz que…

Sucesso na vida é resultado de um bom julgamento. Um bom julgamento é geralmente resultado de experiência. Experiência geralmente é resultado de mal julgamento.

Ou seja, não existe atalho, é errando (errar diferente, vale lembrar) que se aprende.

Aliás, o problema maior não está em errar, mas em como lidamos com os erros que cometemos, e a causa que resulta nessa presente falta de habilidade em lidar com nossos erros vem em grande parte da infância. Pode ser que desde criança, você foi reprovado severamente, rejeitado, zombado pelos erros que cometia, seja por familiares, amigos.

Todo erro era motivo de vergonha, levando-o a se esconder, se martirizar por isso. E então cresceu com esse conceito enraizado em sua mente. Errar, então, passa a ser motivo de desespero, frustração total, de forma que procura evitá-lo a qualquer custo. E adivinha qual é uma das formas mais fáceis de se evitar erros? não sair da rotina.

Muitas empresas perdem muito em inovação porque seus líderes trabalham mal os erros cometidos por seus funcionários na tentativa de inovarem. Tratam seus erros quase como crimes, fazendo-os passar por humilhação ao zombarem deles, humilhando-os perante os colegas, sendo rudes e cruéis.

Com que coragem esse pessoal vai querer arricar algo novo? Podam-lhes assim o espírito criativo com atitudes mesquinhas como essas, o que a longo prazo impacta negativamente a sobrevivência da empresa. Afinal, inovar não é opção para sobreviver no mercado.

Mas antes de pensar em se vitimizar, tome algumas atitudes positivas para extrair o melhor do erro cometido com essas perguntas simples e objetivas (de preferência, escreva-os, isto vai ajudá-lo a para ter uma visão mais clara da situação):

Aprendendo com os erros:

1 – Por que isto aconteceu? qual foi a causa do erro? Entenda as circunstâncias do erro cometido, internas e externas, mas evite cair na tentação de procurar alguém imediatamente para culpar, seja você mesmo (baixa auto-estima) ou outra pessoa.
2 – Se você, com a cabeça fria, refletiu e entendeu o porque de ter falhado naquela vez, terá lucidez para trabalhar o próximo passo: Como posso prevenir que esse erro ocorra novamente? O que poderia fazer de forma diferente na próxima vez?
3 – Se acontecer de novo, como eu deveria lidar com ele, quais reações evitar?
4 – visão positiva: o que posso aprender de bom com essa situação para ser uma pessoa/profissional melhor?

Fracassar, errar não é o fim. Encare isso como uma etapa natural do seu processo de aprendizado e crescimento profissional. Não se permita remoer o erro, se culpar, se ferir (e nem que façam isso com você), pois esse tipo de atitude não vai resultar em nada positivo para sua confiança, motivação, produtividade e bem-estar na carreira profissional, e por tabela, na vida pessoal. Ao contrário, vai travá-lo, levá-lo a uma vida medíocre e infeliz, isso sim.

O maior erro na sua carreira profissional é não se permitir errar. Pense nisso.

E você, como tem lidado com seus erros? tem se permitido ousar na sua carreira profissional?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais