Com que tipo de animal seu chefe se parece?

Calma… A pergunta no título deste post não se trata de uma ofensa à pessoa do seu chefe. Na verdade o que quero compartilhar com você desta vez é uma pesquisa realizada pela FIA (Fundação Instituto de Administração), conduzida pelo professor Alfredo Behrens, o qual apresenta alguns tipos de animais a saber: coruja, águia, vaca, leão, abutre e castor, com os quais se relacionam algumas semelhanças com os líderes.

Os pesquisadores ouviram estudantes de MBA no Brasil e exterior, os quais deveriam responder com qual tipo de líder gostariam de trabalhar e com qual líder acreditam que a maioria dos colegas de trabalho gostaria de conviver.

Ah sim, antes de mais nada, veja a relação dos animais com suas respectivas características:

Coruja: intelectualidade, segurança, equilíbrio, ares de professor;
Águia: exigente, rígido e um pouco distante;
Vaca: paternalista, protetor, confiável, justo e amável;
Leão: focado, confiável, resistente e, às vezes, difícil;
Abutre: egoísta, desconfiado, pensa somente em si;
Castor: discreto e trabalhador, porém inflexível.

Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros preferiram o lider do tipo vaca. Parece combinar bem com nosso estilo mesmo quanto as qualidades relacionadas, não?

Para variar, adivinhe qual foi o tipo de líder com que menos gostariam de trabalhar? isto mesmo, o abutre!.. Parece até engraçado como esse tipo de líder, apesar de tão pouco desejado, ser tão comum nas empresas (e muitas delas, grandes), não é verdade?

 A pesquisa aponta alguns números interessantes também: Tanto no Brasil como no exterior, o líder do tipo abutre é aquele com a qual as pessoas menos gostariam de trabalhar, com 38,5% das respostas no Brasil e 31,7% no exterior (por que será que não estou surpreso??).

Bem, está aí, boa informação, em especial para aquele líder que quiser rever sua imagem perante seus subordinados, fazer uma auto-análise. Ou mesmo para quem não chegou a liderar mas pensa seriamente no assunto. Nada melhor que estar no perfil mais popular e desejado, dentre os que citamos, certo? será bom para o próprio bem-estar pessoal, para os resultados de seus trabalhos enquanto líder e sua empresa, é claro, só tem a agradecer.

O que menos precisamos são de mais abutres…xô, ave agourenta!!

Veja mais detalhes da pesquisa no artigo do UOL.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails