Cloud computing – cursos gratuitos online, mercado de trabalho e certificações

 

Cloud Computing vem se firmando como uma opção de carreira bastante sólida na área de TI. A expansão do acesso a internet, a explosão das vendas de smartphones (por que não dizer também das TV’s inteligentes, com futuro garantido no mercado, tablets)…enfim, não há nada, por mais pessimista e obscuro que pareça, que nos faça deixar de apostar no crescimento do acesso e consequente aumento da anecessidade de profissionais de TI especializados nessa área.

Além do mais, Cloud Computing apareceu em mais uma pesquisa, desta vez, divulgada pela empresa especializada em segurança Symantec, como item de alta prioridade em empresas de todos os tamanhos no mundo todo. Se você ainda precisa de um incentivo para se aperfeiçoar ( se sua área é de redes), ou para estudar para entrar no mercado, veja 3 ótimos motivos para começar a se mexer, e rápido:

1 – Alta demanda para os próximos anos

Os interessados em entrar para esta área de TI encontrarão um mercado em crescimento e com vagas abertas. Ainda segundo a pesquisa da Symantec, 90% das corporações em diferentes países e mais de 80% das empresas no Brasil discutem sobre o uso da tecnologia de computação em nuvem. Há um ano, o índice global era de 75%.

Uma segunda pesquisa, desta vez divulgada pelo instituto de aconselhamento em tecnologia Gartner, a área de computação em nuvem ocupa a terceira posição das 10 tecnologias que serão prioridade em 2013.

Esta tendência de crescimento em implementar a nuvem nas corporações requer especialistas qualificados para manter os dados em sigilo, evitar interrupções no fornecimento do serviço e alcançar objetivos comerciais.

2 – Profissionais raros

A área de computação em nuvem será responsável pela criação de 14 milhões de novas vagas em todo o mundo até 2015, diz a empresa de análises de mercado IDC.

“O aumento de demanda tanto das empresas fornecedoras quanto dos clientes gera a necessidade de contratar técnicos experientes e especializados”, comenta Fábio Xavier, coordenador do curso de pós-graduação em cloud computing do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA).

Estima-se que o cloud computing gere o dobro de vagas de empregos ano a ano. Empresas de grande porte em TI como o Google e a Microsoft têm cada vez mais interesse em cloud computing.

Já Eduardo Kruger, sócio da Informant, empresa especializada na prestação de serviços terceirizados, comenta que empresas terceirizadas buscam profissionais especializados em cloud management, responsáveis pelo software que equipa o monitoramento das aplicações, dados e serviços usados na nuvem.

“Para atuar nesta área, o colaborador deve ter um perfil com diferentes habilidades. É necessário conhecer sobre pesquisa e inovação, área comercial, soluções de problemas em um curto prazo, além de conhecer investidores e outros profissionais experientes”, comenta.

3 – Jogos e serviços de streaming

As aplicações que permitem fazer o streaming de filmes como o Netflix e Hulu, por exemplo, e os serviços de jogos online GameFly e OnLive requerem profissionais especializados em computação em nuvem.

Os interessados em atuar com cloud podem buscar vagas em desenvolvedoras de aplicativos para Smart TVs, tablets e smartphones que lidam com dados transferidos e armazenados por meio da internet, empresas que são especializadas em guardar documentos na nuvem e também corporações que proporcionam disponibilidade, escalabilidade e processamento para outras empresas.

Sente-se ainda meio confuso com esse negócio de Computação em nuvem?

Para esquentar, faça um curso gratuito on-line sobre conceitos de Cloud Computing no portal da Intel.

Algumas universidades lançam de tempos em tempos, cursos de curta duração em parceira com grandes players do mercado, como a USP e SENAC estão fazendo com a IBM, por exemplo. Há também opções de MBA sobre o assunto em outras instituições pelo Brasil (a FIAP oferece o curso em SP, o IBTA, citado no artigo da INFO…).

E claro, para complementar, tem as certificações lançadas pela Microsoft para ser tornar um Microsoft Certified Solutions Expert – Private Cloud , da VMWare , como as novas certificações VMware Certified Professional – Cloud (VCP-Cloud) e  VMware Certified Advanced Professional – Cloud Infrastructure Design (VCAP-CID) ou a IBM  com as certificaçoes IBM Certified Solution Architect – Cloud Computing Infrastructure V1 e IBM Certified Solution Advisor – Cloud Computing Architecture V2.

Vale a pena investir nessa carreira, com a demanda que já está se concretizando e com boas  perspectivas para o futuro que vem sendo desenhadas, a se ver pela expansão de infraestrutura de TIC no mundo todo, em especial na América Latina. Dá tempo ainda de correr atrás e não perder esse bonde, que tal?

Os 3 itens em destaque acima são de publicação da INFO.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails