Certificação em TI sem sair de Casa – Uma Opção cada vez mais Atraente

Que tal tirar uma certificação em TI baseado em tecnologias Microsoft sem sair de casa? Isto mesmo, sem necessidade de se deslocar a um centro de exames!

Finalmente a Microsoft liberou algumas provas de certificação (exames MCP ou MTA disponíveis) que podem ser feitas diretamente do seu computador em casa se preferir. Antes, tinhamos que procurar um centro de exames mais próximo e agendar com bastante antecedência algumas vezes.

Além de ter o inconveniente do deslocamento para o local, tem ainda o problema de se fazer o exame na mesma sala com outras pessoas e acredite, nem sempre isso é legal… Eu mesmo já sofri algumas vezes com ruídos desnecessários de algumas pessoas que não conseguiam parar quietos na cadeira e isso costuma atrapalhar um pouco nossa concentração.

Ah o preço do exame? Nada muda aqui. A desvantagem de escolher essa opção remota é que toda comunicação entre você e o monitor deverá ser em inglês…

Como funciona:

Você é monitorado via webcan durante todo o tempo do exame inclusive áudio de forma a evitar trapaças de alguns espertinhos. Não são permitidos usos de outros dispositivos eletrônicos no lugar do exame, nem mesmo entrada de terceiros.

Documentos são requeridos para checagem de identidade, com direito ainda a nova foto no momento do exame via webcan. Enfim, todos os cuidados que são exigidos num centro de exames homologado pela Microsoft são exigidos no local que você escolher para o exame.

A Microsoft preza pela segurança no processo para garantir o valor da certificação que você vai conquistar, tendo assim o mesmo valor que daquela feita no centro de exames. Se for pego trapaceando, poderá ter o registro banido da Microsoft e até mesmo perder as credenciais que já tinha até então.

Todavia você vai precisar verificar os pré-requisitos em termos de capacidade de hardware e software do seu computador e ainda de sua conexão a internet. O legal é que, para você ter segurança nessa preparação toda, pode ainda rodar dois testes de simulação para checar se tudo está em ordem antes de começar o exame propriamente dito (todos os detalhes em inglês sobre o exame online nesta página da Microsoft).

Importante destacar o exame pode ser feito somente em estações de trabalho com Windows como você poderá constatar na página de pre-requisitos.

Ok, dito isto tudo é sempre importante salientar que certificação não é garantia de sucesso. Saiba ainda como evitar erros na hora de escolher uma certificação. Mais uma dica agora pra você que já escolheu o programa de certificação mais adequado a seu momento na carreira profissional e perfil: Sua Certificação em TI: 11 Dicas para passar no seu exame.

Minha intenção aqui é mantê-lo informado sobre as opções que você tem e que podem eventualmente fazer uma grande diferença na sua carreira profissional.

Sempre pesquise, leia bastante, se informe com profissionais que já seguiram esse caminho. Quanto mais informação – imparcial, sobretudo – maiores nossas chances de acerto, portanto estamos juntos nessa, conte comigo como muitos tem feito por aqui, perguntando, respondendo, compartilhando, protestando, elogiando…

Juntos podemos ir mais longe, você não precisa errar para aprender (olha que legal!), pode evitar todo o sofrimento aprendendo com os MEUS erros e de muitos outros profissionais experientes que passam por aqui diariamente! 🙂

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Maicon
  2. Maicon
  3. Vinicius