Certificação Oracle: Qual a ideal para você?

Vamos apresentar aqui uma visão geral das certificações da ORACLE, que ainda são as mais cobiçadas entre os sistemas gerenciadores de bancos de dados, apresar do forte crescimento do market-share da Microsoft com o lançamento do SQL Server 2005, seguido pela concorr^ncia da IBM com o DB2. Com a certificação da ORACLE você fica um passo a frente na hora H, aquela em que o recrutador tem somente tempo de dar uma escaneada visual em seu currículo e de um outro candidato…e pimba, lá vai um dos currículo pro lixo (ops, quero dizer, gaveta), você está fora da jogada…se já é experiente não dê bola pro azar e tire o seu canudo! vai aqui algumas informações úteis para você começar.

A Oracle oferece atualmente certificações para uma gama variada de atribuições na ára de TI, de SGBD passando por aplicações de software até ferramentas de desenvolvimento. A Oracle que, foi criada sob o e conceito de tecnologia de bancos de dados relacional, passou a se apresentar nos últimos anos como uma das maiores companias de software do mundo, passando a oferecer soluções de datawarehouse, softwares ERP e CRM, esse último resultante da fusão com a PeopleSoft.

Para os profissionais de TI, que desejam trabalhar com seus produtos, a Oracle tem como opção uma gama variada de certificações para administradores de banco de dados, desenvolvedores de softwares, analistas, administradores Web e muitas outras.

Certificações Oracle

  • Oracle Certified Associate (OCA): A credencial Associate foi desenhada para profissionais de TI que estão começando a trabalhar com Oracle, como gerenciador de bancos de dados. Tipicamente, OCA’s já adquiriram o conhecimento-base para seu trabalho como administradores Web, administradores de banco de dados e desenvolvedores. Essa certificação é recomendada pela Oracle para aqueles profissionais em início de carreira em seus produtos, sendo considerado como uma chave para a primeira porta de seua oportunidade como profissional certificado Oracle.
  • Oracle Certified Professional (OCP): OCP’s em geral já conquistaram um grau de experiência e sucesso em suas carreiras. Como por exemplo, DBA’s que mostraram seuas habilidades em gerenciar bancos de dados em ambientes corporativos altamente complexos. Essa certificação é vista como uma credencial para se atingir um nível de senioridade na carreira.
  • Oracle Certified Master (OCM): A certificação OCM é a credencial de profissionais que são considerados gurus dentro do conhecimento e expertise em produtos Oracle, recomendada para profissionais que implementam e suportam sistemas de missão crítica para a organização.

As certificações da Oracle são baseadas em produtos específicos e suas versões, por exemplo, você pode ser certificado para trabalhar com Oracle 9i Database, mas essa certificação não o habilita a trabalhar com Oracle 10g Database. Por isso é fundamental que você saiba exatamente em qual tecnologia Oracle vai querer se especializar, pois para a opção que você escolher certamente a Oracle terá uma certificação na medida às suas necessidades.

Saiba como se certificar e conheça muito mais recursos aqui.

E então? que tal iniciar sua jornada nesse robusto gerenciador de banco de dados e descolar aquele emprego tão sonhado?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. admin
  2. Douglas Guerra
  3. Vinicius
  4. Vinicius
  5. André
  6. Vinicius
  7. Ricardo
  8. douglaster