Cartilha para uma navegação segura na internet…mesmo para os mais experientes!

Navegar na internet é tão prazeroso quanto perigoso. Tanto pelo fato de sermos prejudicados quanto a prejudicarmos outras pessoas, ainda que sem intenção. Uma simples brincadeira pode arruinar a reputação de outra pessoa, dado a proliferação rápida da informação proporcionada pelo domínio das redes sociais, e em redes cada vez mais rápidas.

Ainda pelas constantes novidades que a internet nos traz, e em prazos cada vez mais curtos, fica difícil para qualquer sistema legal no mundo todo acompanhar para proteger os cidadãos de bem. E isto está longe de ser um problema exclusivamente brasileiro.

Por isso, a cartilha publicada durante o 2º Congresso de Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção (lançada pela OAB com o apoio do site Olhar Digital) é tão importante, pois permite que fiquemos por dentro de informações essenciais para uma navegação segura. Segundo o site Olhar Digital

Com 11 tópicos, entre eles, “liberdade de expressão”, “crimes de preconceito”, “cyberbullying”, “responsabilidade civil” e “pornografia infantil”, a cartilha chama atenção para praticas e até crimes praticados na web.

A cartilha, que foi publicada durante o 2º Congresso de Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção, que ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro deste ano, ensina, de forma criativa e fácil, como usar os meios eletrônicos de forma segura, priorizando o uso criterioso e cuidadoso.

“Como a internet ainda é, em muitos aspectos, uma novidade, não há normas e leis específicas para coibir os crimes praticados por meio dos computador. São fraudes financeiras, envio de vírus, roubo de senha, crimes contra a honra, calúnia, injúria, difamação, cyberbullying e pedofilia”, diz Luiz Flávio Borges D’Uso, presidente da OAB SP, segundo o site da Ordem.

Nós, profissionais de TI, que dependemos demais da internet para pesquisas de soluções e tecnologias, estudos, utilizando-a por isso muito mais que a média da população, estamos ainda mais expostos e por isso devemos levar o assunto mais ainda a sério. A nossa reputação pessoal e profissional depende disso.

Faça o download no link “Recomendações e boas práticas para o uso seguro da internet para toda a família” e distribua para a todos que conhece, pois a linguagem é bem simples de modo a ser claramente compreendido por qualquer leigo que tenha os conhecimentos básicos de navegação na web.

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

3 Comentários

  1. Vinicius
  2. Vinicius

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *