Dez cargos com mais escassez de profissionais no Brasil

vagas_empregos_sobram

Muitas vezes nos perguntamos se é real mesmo o que dizem algumas pesquisas em relação a falta de mão de obra especializada.

Chega a dar a impressão de que tem mais coisa manipulada do que realista, como que se alguém tivesse a intenção de vender alguma coisa com esse tipo de informação, como serviços de recolocação, cursos profissionalizantes e outras coisas do gênero. Não que definitivamente não haja coisas desse tipo, mas o número de pesquisas relacionados a esse tema tem se intensificado nos últimos tempos, e isso a nível global, o que nos permite desconfiar de nossa velha percepção.

A pesquisa da consultoria ManPower é mais uma dessas. Eles ouviram 35 mil empresas de 36 países, e chegaram a algumas conclusões alarmantes (especialmente para nós, brasileiros):

  • Mais da metade das empresas brasileiras têm dificuldade para encontrar funcionários com qualificação compatível com os cargos oferecidos. No mundo, o índice atinge os 31%.
  • Segundo levantamento, no Brasil, há mais dificuldade para encontrar profissionais qualificados para carreiras com exigência de nível médio.
  • Em cargos de ensino superior, faltam profissionais formados em engenharia, contabilidade e áreas da tecnologia da informação.

E o Brasil não é apenas mais um país carente de mão de obra qualificada: Simplesmente estamos na segunda posição nessa pesquisa entre as empresas com mais escassez de profissionais (64% dos pesquisados confirmam que sofrem com isso), perdendo apenas para o Japão, com 64% de empresas que se dizem sofrer com esse problema. O motivo campeão citado pela maioria dos pesquisados como culpado por essa crise de falta de mão de obra é velho conhecido nosso: falta de qualificação. Por que será que não estou surpreso?

A consultoria ainda relacionou os dez cargos com maior escassez de talentos no Brasil (e TI aparece no meio, pra variar…), vamos à lista:

  1. Técnicos de produção, operações, edificações e manutenção e manutenção)
  2. Trabalhadores de ofício manual (como eletricistas e  carpinteiros)
  3. Operadores de Produção
  4. Secretárias e Assistentes Administrativos
  5. Operários
  6. Engenheiros
  7. Motoristas
  8. Contadores e profissionais de finanças
  9. Profissionais de TI
  10. Representantes de Vendas

E você, o que acha dessa pesquisa? Vê situações que confirmam essa realidade a sua volta na sua empresa, sua região? Também tem a questão do exagero no números de requisitos exigidos em algumas vagas, que nem com 1 milhão de anos estando abertas serão preenchidas, ah, isso tem…

Os dados da pesquisa foram divulgados pelo Portal Exame.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Nenhuma resposta

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *