Tantos recursos no celular e tão difícil assim de utilizá-los…chega!

Que maravilha, não? tantos recursos naquele seu celular e quanta dificuldade para se encontrar o que precisa nele…tudo bem, você não está sozinho se isso já ocorreu com você, veja o resultado desta interessante pesquisa, embora sua conclusão não seja novidade pra ninguém: a Mformation, empresa especializada em soluções para gerenciamento de dispositivos móveis, chegou ao seguintes dados ao pesquisar 2000 pessoas nos EUA e 2000 no Reino Unido:

  • 95% dos entrevistados experimentariam os novos serviços móveis, se fossem fáceis de configurar
  • 61% disseram que a utilização dos serviços é tã frustante quanto mudar de conta bancária

Consequência da frustrante experiência proporcionada: 45% destes evitam trocar seus celulares por novos modelos justamente por essa dificuldade de usabilidade…Pra piorar, entre os serviços mais complicados quanto à migração para um novo aparelho, estão o e-mail, internet e instant messenger, e o principal: a migração dos dados.

Quem já não passou por essa situação: procurou uma função no celular, depois de esquentar um pouco a cabeça, encontrou. No outro dia, tentou buscar a mesma opção e teve grau de dificuldade semelhante…eu já passei por isso, e não me considero ingênuo quanto à tecnologia. Isso mostra o desespero dos fabricantes em lançar produtos buscando a aclamada convergência digital, ao ponto de esquecerem de dar um interface mais amigável, intuitiva, ao consumidor.

Menus confusos, navegação complicada, às vezes parece que celulares com muitos recursos são feitos somente para pessoas do meio tecnológico…até parece que alguns modelos poderiam ter informações de pré-requisitos quanto à familiaridade com computadores e periféricos multimídia. Agora imagine os resultados dessa pesquisa aqui no Brasil, ou em outros países menos desenvolvidos e portanto menos familiarizados com tecnologia. Se nesses países pesquisados chegou a atingir um índice de insatisfação de 95%…

Claro que se você pode ter um aparelho de ponta, como um iPhone, terá uma usabilidade bem melhor, mas e quando se tentar pôr muitos desses recursos num aparelho baratinho? Pois é, este é um dos grandes desafios para os especialistas em usabilidade, uma carreira que promete bastante, mais uma das muitas carreiras que deve andar lado a lado com a convergência digital (ou pelo menos deveria).

Veja mais detalhes da pesquisa no IDGNow.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails